fbpx

O poder de transformar nossas percepções de mundo

Estamos em construção, não existe perfeição. Estamos constantemente em evolução. Apenas se concentre em fazer o seu melhor. Ser uma melhor versão de pai, de mãe, companheiro, amigo, profissional.

2390
2390

A educação de filhos é uma grande aprendizagem e uma construção. Vamos nos testando, nos superando, nos frustrando, nos culpando, mas sempre tentando ser os melhores pais que podemos ser. Aprendemos com cada fase de desenvolvimento de nossos filhos, de suas necessidades, especificidades, do momento de vida que passamos e todos os desafios que se apresentam.

Nossas ações são permeadas pela forma como percebemos o mundo. Interpretamos o mundo através das influências externas que sofremos, de nosso temperamento e repertório de vida. Através de nossa interpretação dos fatos e acontecimentos, criamos nossas crenças e as crenças são como uma moldura de como enxergamos o mundo.

Em nossa jornada de vida somos bombardeados pelas crenças que desencadeiam o nosso comportamento. Algumas nos levam ao que queremos nos tornar e outras nos distanciam. O autoconhecimento nos ajuda a entender as crenças que despertam nossas emoções e nos servem de alerta. Estudos mostram que são nossas respostas emocionais às nossas percepções dos eventos que são responsáveis por nossos níveis de estresse crescentes.

Estamos constantemente em pressão para sermos bons. Vivemos nos comparando com os outros, nos culpando pelos erros. Quando ficamos no arrependimento pelo passado ou preocupados e ansiosos por aquilo que está por vir, perdemos o momento presente. Temos vozes punitivas internas. A culpa e o medo nos distanciam da nossa essência. É libertador quando reconhecemos e aceitamos nossas falhas.

Talvez tenhamos feito escolhas erradas, mas sempre é possível fazer novas escolhas e fazer de forma diferente. Perceba e controle seus sentimentos, questione seus pensamentos, busque o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. A verdade nos traz luz e nos ajuda a mudar o que é necessário. Respire e escolha a forma como você deseja responder aos acontecimentos ao invés de simplesmente reagir.

Estamos em construção, não existe perfeição. Estamos constantemente nos trabalhando, em evolução. Apenas se concentre em fazer o seu melhor. Ser uma melhor versão de pai, de mãe, companheiro, amigo, profissional. Faça melhor hoje do que você fez ontem, se compare com você mesmo e perceba o quanto está evoluindo. Os erros são oportunidades de aprendizagem.

A mudança não é sobre quem você é, mas sobre o que você faz. Quando nos tornamos conscientes, podemos escolher ser positivos e transformar as situações. Somos capazes de sair do papel de vítima, de parar de culpar os outros por como nos sentimos, de focar no que nos falta e começar a agradecer o que temos. Podemos trocar nossas escolhas baseadas no medo, por escolhas de amor.

– Reconheça e aceite como se sente. Lembre-se de que os sentimentos passam, eles não são permanentes;

– Respire. Regule sua respiração, isso acalma o corpo e ajuda a regular os sentimentos para que você passe a ter o controle deles e não o inverso;

– Escolha. Decida como irá responder ao invés de reagir impulsivamente. Foque em como quer se sentir e o que quer pensar no lugar. Responda com uma ação que esteja dentro de seu controle.

Busque suas vozes amorosas, acesse sua sabedoria interior. Não espere ter o tempo necessário, a situação ideal, nem coloque a expectativa de sua felicidade na mão dos outros. Desejamos que nossos filhos, nossa família sejam felizes e nos esquecemos de nós mesmos. De como é importante começar a ser feliz ainda hoje.

Viva o presente da melhor forma. Pense em quem você quer se tornar a partir de agora. Vá em busca dos seus sonhos e da realização de seus objetivos. Sempre é possível fazer novas escolhas, sempre é possível fazer escolhas amorosas.

Artigo inspirado no Workshop Miracle Choice da fantástica colunista Claudia Vaciloto, proporcionado pelo Master Mind da Cloud Coaching.

Danielle Gomes

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...