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O poder de mudar a sua vida!

Em “Dimensões do Sucesso” de hoje, Mario Divo fala sobre a Resiliência, a capacidade de uma pessoa lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

No mês passado, dois médicos americanos publicaram um livro em que comentam a questão da resiliência e como fazer para se ter uma vida melhor (The Power of Resilience: Achieving Balance, Confidence, and Personal Strength in Your Life – Robert Brooks e Sam Goldstein). Depois, eles divulgaram um artigo com passagens do livro (The Power to Change Your Life: Ten Keys to Resilient Living). Para começar, transcrevo a definição de resiliência (Wikipedia), antes de abordar o que eles propuseram: “Resiliência é um conceito psicológico emprestado da Física, definido como a capacidade de a pessoa lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico”.

Enfim, é a maneira como alguém toma decisão em uma situação de adversidade mantendo a vontade de vencer e/ou ter sucesso. De certa forma, isso nos aproxima do Coaching pelo fato de que uma das suas aplicações está em ajudar as pessoas a superarem problemas de autoestima e crenças negativas. Os médicos citados apontaram dez pontos-chave para garantir uma resiliência sempre presente, mas vou tratar hoje dos três primeiros e, na próxima edição desta coluna, completarei com as outras sete sugestões. A expectativa dos médicos é que as pessoas possam refletir sobre a forma de pensar, analisar comportamentos presentes e considerar mudanças que podem fazer para levar uma vida gratificante.

Conforme os autores, o Instituto Gallup editou um estudo que afirma haver cerca de 80% da população do mundo com períodos frequentes de estresse, daí derivando problemas de comportamento e de relacionamento. Para eles, ao reconhecer que o estresse tem efeito sobre sua vida, a pessoa estará mais bem preparada para administrá-lo. E ser resiliente não significa eliminar todos os riscos ou condições adversas, mas saber lidar com essas condições de forma eficaz. Então, fica a sugestão para que o Coach avalie como seu cliente trata os problemas de estresse ou de crenças limitantes, percorrendo os pontos-chave que os autores apresentaram em sua pesquisa.

O estilo de vida influencia a eficácia com que o estresse é gerenciado pela pessoa resiliente. Ao ler cada um dos pontos-chave, pergunte-se se está ou não praticando a orientação dada. Ser resiliente começa por ser realista e honesto consigo mesmo. E como primeiro ponto-chave, você deve reescrever os roteiros negativos de vida. Muitas pessoas prendem-se a um roteiro em que se limitam face ao estresse ou problemas inesperados. Identifique os roteiros negativos e o que deseja mudar; defina metas de curto e médio prazo e saiba que mudanças só existem para quem é ativo participante da própria vida.

O segundo ponto fundamental é que você identifique as razões que são significativas para se estressar, ao invés de ser dominado por razões pouco importantes e sem sentido. As pessoas resilientes olham para as situações difíceis como parte esperada da vida. Quando surgem tais situações, elas são desafios a enfrentar e aprender ao invés de estresse para acumular. Você vai viver muito melhor se tiver foco no que depende diretamente de você, ao invés de olhar a felicidade como derivada da decisão de outra pessoa, algo sobre o que você deve esperar e sobre o que não tem controle.

Por hoje, a terceira questão é que a pessoa resiliente é capaz de ser empática e ver o mundo pelo olhar do outro. Para se tornar mais empático você deve se perguntar: “Será que eu me comporto em relação aos outros da mesma forma como eu gostaria que eles se comportassem em relação a mim?”. E ainda se pergunte: “Que reações ou atitudes minhas poderão melhor envolver e ativar as outras pessoas?”.

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
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