Anúncios

O perfil DISC de Liderança

Qualquer padrão comportamental DISC pode exercer, com sucesso, um cargo de liderança, ao mesmo tempo, nenhum padrão comportamental está imune a uma situação de incompetência e fracasso, como...

1336
1336

Qualquer padrão comportamental DISC pode exercer, com sucesso, um cargo de liderança, ao mesmo tempo, nenhum padrão comportamental está imune a uma situação de incompetência e fracasso, como líder. Liderança é algo muito complexo, para ser resumido apenas à dimensão comportamental, muito menos, a um único perfil comportamental, ou ainda, a um único fator DISC!

Não raro, usuários de instrumentos DISC, acreditam que para ser líder é necessário ter uma alta dominância, o que é curioso, uma vez que para que haja o exercício da liderança é pré-condição que haja pessoas para serem lideradas, porém o fator dominância é um fator “tarefa”.

O fator dominância poderia ser descrito como o fator de quem tem necessidade e facilidade de mandar, não de liderar, o que é muito diferente. Outros profissionais, que utilizam DISC, acreditam que para ser líder é necessário ter a dominância e a influência para serem líderes, o que também não funciona, em razão da quantidade enorme de diferentes culturas organizacionais, momentos da empresa, tipos de indústria, perfil de liderados, pares e superiores, etc., ou seja, temos uma quantidade enorme de variáveis a serem consideradas, para que depois, possamos definir qual o perfil comportamental mais indicado a um determinado cargo, de uma certa empresa, em um dado momento, com seus próprios problemas, objetivos e estratégias.

O ponto relevante é o seguinte: sem uma referência concreta ou um real retrato da realidade e do momento e sem levar em consideração às necessidades do cargo e empresa, qualquer definição de liderança pode ser equivocada. Em termos comportamentais, todos nós temos potencial para liderar, cada um a seu estilo. Perfis comportamentais não dizem se uma pessoa quer ou não ser líder, muito menos se possui competência para tal. Um gráfico DISC traz informações a respeito de qual será o estilo de mando, tomada de decisão, delegação e feedback.

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Anúncios
Neste artigo
Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI - Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me

 

Confira abaixo suas publicações:


Participe da Conversa