fbpx

O Papel dos Líderes na Excelência e no Resultado das Equipes

Que a excelência no atendimento ao cliente é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa é incontestável. Mas qual o  papel dos líderes na busca desta excelência e, claro, no resultado obtidos pelas equipes?

O Papel dos Líderes na Excelência e no Resultado das Equipes

O Papel dos Líderes na Excelência e no Resultado das Equipes

Que a excelência no atendimento ao cliente é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa é incontestável, mas qual o ponto ideal a se atingir? Na realidade, não há um ponto estático ideal, pois excelência está intimamente ligada à melhoria contínua, ou seja, sempre haverá algo mais a ser feito.

Os caminhos são diversos e paralelos: linha de frente capacitada, Lideranças competentes, espaços acolhedores, logística que permita entregas dentro do prazo, qualidade do produto, qualidade do serviço, entre outras.

Hoje vou falar sobre a importância das pessoas e em especial das lideranças.

Ao entrar num estabelecimento ou ligar para um call center o cliente tem a expectativa que sua necessidade será atendida. E conta com o apoio da linha de frente para ouvir sua demanda e lhe trazer uma solução.

Como valor agregado, um atendimento simpático, acolhedor, com um sorriso no rosto ou na voz criam um canal de abertura, geram segurança e desconstroem barreiras.

Equipes capacitadas conhecem os caminhos para gerar este impacto positivo, mas saber estes caminhos não é o suficiente. É preciso ser genuíno, verdadeiro e para que o sorriso não “saia amarelo” é preciso estar bem.

O líder pode contribuir bastante com este bem-estar e equilíbrio do profissional de linha de frente ao proporcionar um ambiente saudável e de acolhimento, o que não significa que resultados seão deixados de lado, mas o equilíbrio prevalecerá.

Colaboradores engajados sentem prazer no trabalho e têm motivação de sobra para cumprirem com suas tarefas e irem além. Ter um time engajado significa ter pessoas trabalhando todos os dias em prol de um objetivo.

Para que se alcance estes resultados, os colaboradores devem se sentir valorizados, assim reconhecer suas conquistas, praticar feedback construtivo, dar autonomia e criar ambientes seguros onde os colaboradores sintam-se confortáveis em posicionar-se é fundamental.

Conhecer as pessoas da equipe, seus objetivos, apoiá-los e proporcionar o desenvolvimento profissional, como incentivá-los a buscar o próprio desenvolvimento, comemorar conquistas, datas importantes como aniversários é uma forma de mostrar proximidade e criar vínculos.

Os líderes têm um papel fundamental por criar e disseminar essa cultura. Ao conquistar a confiança da equipe o líder faz com que a contribuição se torne espontânea, aumenta o engajamento e os resultados alcançados.

Um empreendedor jamais pode perder de vista as pessoas, pois são elas, cada qual na sua função, que tornam a empresa sustentável.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o papel dos líderes na excelência e o resultado das equipes? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

Confira também: Excelência no Atendimento: Troque a receita de bolo por diretrizes e caminhos de sucesso

 

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Coach de transição de carreira, desenvolvimento de competências e de líderes e Mentor em Empreendedorismo e Diversidade, Equidade e Inclusão.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Atua como Mentor no Programa Nós por Elas do Instituto Vasselo Goldoni.Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas dimensões pela Editora Literare Books.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa