fbpx

O Papel do RH como agente de mudança organizacional

Este é um momento de muita incerteza, insegurança, ansiedade, falta de equilíbrio e clareza para tomar decisão. Como o RH pode atuar como agente de mudança?

agente de mudança

Vivemos num momento de muita incerteza. Insegurança, ansiedade, falta de equilíbrio e clareza para tomar decisão. Como o RH pode atuar como agente da mudança?

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 70% dos projetos de mudança falham. Quais motivos? Porque há uma resistência à mudança e os líderes não suportam as mudanças como deveriam.

No cenário em que vivemos hoje outros fatores entram em cena: medo do desconhecido, fator econômico, cultura organizacional, a percepção individual, entre outros.

Uma ferramenta prática de Change Management é a ADKAR. Ela apoia nesta jornada a desenhar cenários, ações e engajar os times.

A = Awareness

Significa gerar consciência para mudança. Então como posso apoiar os líderes e empresa que precisamos nos reinventar?

Algumas ações: faça um diagnóstico de boas práticas que podem ser mantidas e então tenha um processo de comunicação claro do que está ocorrendo. Pessoas resistentes à mudança? Quais os riscos de não mudarmos? Quais os ganhos e perdas desta fase?

D = Desire

É como gerar o desejo para engajar as pessoas no processo. Nesta etapa é fundamental, comunicar os benefícios da mudança. Construa momentum, ou seja, ações de alto impacto psicólogo para o time. Não deixe também de endereçar os medos e preocupações. Traga a vulnerabilidade, mas engaje no propósito. O momento precisa que tenhamos empatia, inteligência emocional e colaboração.

K = Knowledge

Quais habilidades, conhecimentos precisamos desenvolver nesta etapa de mudança? Novos modelos de trabalho entraram em cena, mas precisamos preparar as pessoas para esta jornada.

A = Action

Quais as ações práticas podemos implementar? Ter uma estrutura básica de governança, irá te apoiar a definir os responsáveis e indicadores. Os líderes precisam dar exemplo. Não está na hora de pensar em comando e controle, mas sim em autonomia e confiança. E o RH precisa ser este agente de mudança, agente de transformação.

R = Reinforcement

O que podemos fazer para reforçar e compartilhar as vitórias? Não importa o tamanho. Além disso, como aprender com os erros e fazer os ajustes necessários?

Para tal o RH precisa atuar na configuração mental dos times, reforçar ritos de cultura, criar ações mesmo que virtuais de engajamento, alinhando também as habilidades das pessoas nos projetos.

Compartilhar boas práticas, nos apoia na cocriação de novos caminhos, produtos e mais do que tudo de pessoas melhores. Este é um momento de união, de aprendizado e, como RHs, precisamos cuidar das pessoas.

Esta fase vai passar. Já não somos mais os mesmos, mas sairemos fortes.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Você deixa seu time errar?

 

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa