fbpx

O papel da educação no empreender da vida

Em um mundo cada vez mais competitivo, a busca pela informação e pelo conhecimento deve ser contínua, sempre se atualizando para atingir uma sustentabilidade cultural em todas as áreas da vida.

Em um mundo cada vez mais competitivo, não apenas no âmbito profissional, mas em diversas áreas da vida, a nossa busca pela informação e pelo conhecimento deve ser contínua, sempre atualizando os nossos conhecimentos para atingir uma sustentabilidade cultural em todas as áreas da nossa vida.

Falando mais especificamente da educação estruturada dentro do universo empreender, ela deve permear tanto a pessoa física, quanto a jurídica. Para que haja uma harmonia nesse processo, precisamos ampliar a nossa visão e assim tomarmos atitudes mais assertivas no desenvolvimento dos nossos objetivos.

É fato que a todo momento estamos aprendendo, exercitando a nossa mente. Você, por exemplo, neste exato momento está se informando e todo esse movimento faz com que os resultados sejam melhores, tanto no âmbito profissional, quanto no familiar. O grande desafio para muitas pessoas é justamente passar os conhecimentos adiante, já que esse é o sentido de aprimorar a sua educação: compartilhar e trocar experiências positivas.

O fundamento da educação dentro do novo conceito do empreender vitorioso é interessante porque envolve todas as etapas da vida e vai além do conhecimento e da informação, pois o ciclo é completo quando uma pessoa que estudou ao longo de toda a vida consegue repassar esse conhecimento, construindo assim uma cultura de aprendizado, ou seja, aprender, praticar e repassar informações.

Para que todo esse processo seja de fato válido, é preciso aplicar todas as teorias e conceitos na prática, além de ter um método para contribuir no desenvolvimento e formação intelectual de cada indivíduo em que a sua mensagem irá chegar. Isso é educar e não simplesmente oferecer dicas.

Outro aspecto importante, que vem mudando a forma como nos educamos, é justamente o ensino à distância, através da tecnologia. E você, por acaso, já pensou como está lidando com a educação virtual? Essa é uma ferramenta poderosíssima para empreender e, inclusive, tem sido fundamental não só para a sustentabilidade de um negócio, mas também no desenvolvimento pessoal. É claro que dentro desse vasto universo que é a Internet é preciso selecionar os conteúdos, já que ao mesmo tempo que você pode se tornar um empreendedor vitorioso sem sair de casa, também pode se deparar com informações completamente inúteis.

Por fim, a educação é muito mais do que ter informação de forma acessível, mas também uma ponte para multiplicar conhecimento, independentemente do meio em que será colocado, essa é a base para construirmos uma sociedade muito mais harmoniosa e desenvolvida.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa