fbpx

O olhar que revela tudo!

Você sabia que um forte contato visual é o maior indicador de confiança possível? E que pessoas com mais autoestima são mais propensas a manter contato com os olhos do que os de baixa autoestima?

Este espaço é acessado não só por Coaches, mas por muitas outras pessoas e seus múltiplos interesses sobre comportamento humano. Sendo assim, ao idealizar o tema da minha postagem eu busco me inspirar em assuntos que tenham grande abrangência e potencial aplicação. E se há algo que tem um excepcional apelo, em todos os tipos de convivência, a tentativa de entender alguém pela linguagem do olhar ganha um lugar de destaque.

Antes mesmo de me referir a especialistas, ou até de dar foco ao contexto profissional, em um momento especial de troca de olhares insinuantes, entre duas pessoas, quem nunca se perguntou “o que ele (ou ela) está me falando sem palavras?”. Tom Jobim imortalizou esse tipo de sentimento com a música chamada “Esse seu olhar”, que teve interpretação original de musas brasileiras, como Elis Regina e Nara Leão, e até artistas internacionais. Afinal a música trata de algo que não tem nacionalidade, acontece cotidianamente e, às vezes, passa despercebido. Veja a interpretação de Diana Krall, em sua passagem pelo Brasil.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=okb8nIpuXgs

Muito bem, vamos voltar ao trabalho? O político passa sua mensagem olhando os rostos de sua plateia; o professor e o palestrante fazem a mesma coisa, diante de um público atento. O cantor desfila seus versos acompanhado por fãs que lhe dedicam um carinho especial. O que acontece em comum em cada caso de sucesso? Aqueles que se destacam diante de um grupo de pessoas, seja pequeno ou grande, têm a habilidade de fazer contato com um olhar especial e, como resultado, criam um mágico clima de confiança.

Lillian Glass, autora do livro “The Body Language Advantage“, afirma que um forte contato visual é o maior indicador de confiança possível, e quem é confiante sempre olha para cima. Além disso, o olhar estabelece uma conexão que facilita a aproximação entre as pessoas. Os indivíduos com mais autoestima são mais propensos a manter contato com os olhos do que os de baixa autoestima. E as pessoas, mesmo sem se aperceberem disto, associam níveis mais elevados de contacto visual com capacidade mais forte de liderança, força e inteligência superior.

Porém, olhar nos olhos dos outros pode ser difícil. Se isso é algo com que você luta e não conseguiu ainda resolver, combine com um amigo e faça este exercício. Tente olhar nos olhos do outro durante alguns segundos, primeiro para o nariz, depois para a boca, para o rosto de forma geral e vá se aproximando como uma lente dos olhos, mas não se foque neles. Faça o exercício novamente e tente dobrar o tempo. Quando se sentir confortável, faça o mesmo exercício conversando ao mesmo tempo, sobre um assunto de interesse comum.

Crie o hábito de praticar esse tipo de contato no seu dia a dia, com diferentes pessoas amigas e comece a fazer isso no seu cotidiano, até nas conversas com os colegas de trabalho. Com o passar do tempo, o hábito será uma prática normal, com o olhar ficando cada vez mais forte e com a capacidade de transmitir aquilo que passa pelo seu coração, contribuindo com as evidentes mensagens corporais reforçadas por palavras e atos.

Você vai se surpreender com o quanto mais de confiança você projetará nos outros e como você se sentirá melhor quebrando esse bloqueio. Voltando ao começo desta postagem, seja na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé… “o que dizem, os seus olhos?”.

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa