fbpx

O novo líder e a mudança de postura do “Chefe”

O verdadeiro líder é aquele profissional que adota uma postura admirável e que permite servir de apoio a todos as outras pessoas ou funcionários, não o tal "chefe".

O novo líder e a mudança de postura do "Chefe"

O novo líder e a mudança de postura do “Chefe”

Um líder pode ser caracterizado como um profissional admirado pelas outras pessoas e que permite servir de exemplo para os colaboradores ou pessoas que estão à sua volta. Esse profissional é visto como uma referência e é capaz de influir diretamente nas outras pessoas por meio de atitudes. Vale destacar que ele não é simplesmente o chefe de um setor. Ele pode ser um funcionário que adota a função de líder diante de outros funcionários da equipe.

O líder é o profissional que adota uma postura admirável e que permite servir de apoio a todas as outras pessoas ou funcionários.

Muitas pessoas passam a relacionar o líder como o chefe de uma corporação. Mas o que ocorre é que esse profissional pode ser qualquer funcionário, mas com uma mudança de atitude notável. O líder tem uma postura que não dispõe da sua autoridade hierárquica e por isso pode dirigir equipes estimulando cada um dos funcionários.

Com o tempo a criatura líder mudou suas características e hoje é visto como uma espécie de coach. Em outras palavras, uma pessoa inspiradora, assertiva, confiante e flexível. Além de todas essas características , ainda possui uma postura admirável que o permite se tornar um empreendedor de sucesso na área onde atua. É cabível que esse profissional tenha um papel importante nos dias atuais, principalmente para empresas que desejam obter bons resultados.

O mercado de trabalho está em constante mudança e por isso é normal encontrar chefes com uma postura que não condiz com a realidade atual. Chefes que não possuem uma boa relação com seus funcionários. Chefes que são trocados por novos profissionais com uma postura digna de um líder diante de toda a equipe. E muito mais do que isso, esses profissionais adotaram a “nova” técnica do mundo dos negócios e tornaram-se verdadeiros líderes coach.

A mudança de postura do “Chefe”

É difícil imaginar que em plena era moderna existem profissionais que nunca tiveram uma boa relação ou contato com chefes. É mais difícil ainda cogitar a possibilidade desses chefes nunca terem parado para conversar com seus funcionários. Ou então para realizar qualquer ação que pudesse motivá-los de maneira natural. não sob pressão ou exigência por resultados. Essa é uma realidade que tem mudado nos últimos anos e exige uma postura mais acessível.

Acessível poderia ser a palavra que descreve o chefe – ou no caso o líder – atualmente. Isso porque esse tipo de atitude compartilhada logo acima não é mais tolerável no mercado atual. Por isso muitos profissionais acabam caindo diante de seus cargos por falta de atualização ou inovação, na forma como lidam e interagem com sua equipe. A acessibilidade permite que o mercado mude consideravelmente e que a empresa adote ações em prol do crescimento.

Não vamos dizer que a postura meio carrasca de alguns chefes não permite seu crescimento, porque algumas empresas podem comprovar que essa fórmula funciona. Mas para gestores de um setor que precisa obter resultados constantes, não é válido manter uma barreira entre ele e seus funcionários. Porque ele precisa estimular e manter uma boa relação com a equipe que diariamente realiza suas funções com o intuito de promover o bem da empresa.

O chefe mudou a sua postura no mercado atual. Ele vtestiu a camisa da empresa e se aproximou dos seus funcionários. Ele não utiliza do cargo hierárquico para manter o funcionário longe dele. Pelo contrário, ele utiliza sua autonomia para estimular que se empenhem e serve de exemplo diante da equipe. O chefe antigo se modernizou. Tornou-se uma inspiração para sua equipe, que o vê como uma pessoa flexível, ousada, criativa e acima de tudo: um líder.

O novo líder é o “Líder Coach”

Pode ser complexo entender a filosofia do coaching e como tudo isso pode funcionar. Contudo, ela já é vista constantemente no dia a dia das organizações. Esse termo se refere a uma nova forma de se trabalhar nas empresas, permitindo que equipes trabalhem com alta performance. Que atuem com o objetivo de atingir os resultados esperados. E que também passem a se adaptar ao mercado atual, o qual exige maior dinamismo para com funcionários e clientes.

Para o coaching o bom líder é o profissional que adota uma nova atitude no ramo empresarial. E cria ações ou medidas que viabilizam os resultados da empresa. Esse líder passa a oferecer diferentes ferramentas que acabam destacando os seus funcionários e dá oportunidade de ter novos talentos em seu time de colaboradores. De certo modo, o líder atual sabe valorizar a sua equipe e por isso promove as habilidades de cada funcionário com o objetivo de qualificá-los.

Essa qualificação passa a ter resultados diretos na empresa. Porque por meio de todo o incentivo e investimento feito no funcionário, ele torna-se apto para realizar funções com maior dedicação e qualidade. O líder coach – como muitos gostam de caracterizar o líder atual – é aquele que sabe de fato valorizar a sua equipe. Aquele que antes de cobrar qualquer resultado, identifica formas de melhorar o conhecimento dos funcionários para que desenvolvam novas iniciativas relevantes.

O líder coach é aquele que mobiliza toda a sua equipe por meio do estímulo e sem persuadi-los com a ideia de obrigação.

A ideia é que ele mobilize os profissionais com aprendizados diários e que passe a instigar cada colaborador, identificando suas habilidades e até mesmo talentos. No caso, o líder coach é descrito como o profissional justo pelo fato de oferecer a qualificação antes de cobrar os resultados. Ele sabe o valor do profissional e por isso investe em cada um.

Há algumas características interessantes que podem esclarecer a ideia de líder coach. De certo modo esse profissional possui um cargo elevado e constantemente passa a estimular todos os seus colabores. A sua postura vai, de fato, além de um líder. Ele passa a ser um empreendedor, um exemplo para a equipe e passa a inspirar todos a sua volta. Um profissional com características fortes, tornando-se um profissional confiante, assertivo e que realiza relacionamentos interessantes com todos à sua volta.

A postura do líder coach permite se responsabilizar por grandes feitos. Ele identifica a necessidade de investir em novas qualificações de seus funcionários porque admite o valor que cada um possui na empresa. Ele sabe lidar com todos os problemas que possam surgir referentes à cobrança de resultados. E permite criar estratégias relevantes até mesmo quando encontra-se sob pressão ou com estresse elevado. Enfim, o líder coach é a nova tendência do mercado.

Investir em um Líder Coach

Investir em um profissional com a postura admirável de um Líder Coach permite à empresa obter resultados interessantes para o seu crescimento. Esse profissional sabe criar metas relevantes para empresa e traça estratégias de sucesso, além de obter os resultados que são esperados por toda a equipe. Ele ainda passa a promover um desenvolvimento coletivo e individual de sua equipe de colaboradores, pois acredita no potencial de cada profissional.

Poder contar com profissionais que tenham uma boa visão do mercado, que sabem se arriscar por estratégias que enxergam como relevantes, pode atribuir resultados interessantes para a sua empresa. Ter um Líder Coach comandando uma equipe permite ter resultados relevantes. Isso porque ele sabe exatamente o que fazer para estimular a sua equipe. E contar com profissionais que sejam considerados de alta performance, além de manter o foco diante de qualquer problema que possa surgir.

É interessante investir no Líder Coach pois ele pode proporcionar uma melhoria contínua em sua empresa como um todo. Ele é adepto da filosofia de feedbacks, falando diretamente com os seus funcionários quando ocorre problemas. Ou quando é necessário exigir uma postura diferente ao longo do expediente. Apostar neste profissional pode ajudar a empresa a mudar a sua imagem diante do mercado e até mesmo aumentar a sua popularidade diante dos clientes.

Gostou do artigo? Ficou interessado no Líder Coach e tudo que ele representa em uma empresa? Como trabalhar na mudança de postura do tal “chefe”? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Rui Mesquita
http://www.ruimesquita.com.br

Confira também: Como Ser Uma Pessoa Melhor e Encontrar Sua Melhor Versão?

 

Rui Mesquita Author
Com uma carreira sólida de mais de 15 anos como treinador comportamental, Rui Mesquita é um profissional dedicado à transformação pessoal e ao desenvolvimento de habilidades emocionais. Sua expertise em Inteligência Emocional tem sido um farol orientador para mais de 40 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de serem treinadas por ele. Treinador comportamental, Rui Mesquita é especialista em Inteligência Emocional e criador do método (E.V) Extraordinária Vida. Palestrante e fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano e Corporativo (IM). No início dos anos 2000, começou a estudar a Inteligência Emocional e padrões do comportamento humano. Autor dos livros Maestria Emocional, Inteligência Emocional, Extraordinária Vida e 30 Dicas Para Uma Extraordinária Vida, Rui Mesquita impactou milhares de pessoas com seus eventos presenciais de imersão, mentorias, palestras, cursos e livros.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa