fbpx

O Mundo em Transformação… Até parece ficção científica!

Você coach, mentor ou consultor, precisa ficar atento à transformação do mundo que, cada vez mais, está cercando e conduzindo o cotidiano de seus clientes.

O Mundo em Transformação... Até parece ficção científica!

O Mundo em Transformação… Até parece ficção científica!

Eu já tive a oportunidade de escrever postagens anteriores, aqui e em outros espaços, em que comentei sobre a influência da tecnologia em nosso futuro. Da mesma forma, inclusive em palestras recentes, afirmei que o ser humano continuará liderando esse processo, ao aplicar dinamicamente sua criatividade e conhecimento. Isso nos leva a concluir que a transformação de nossas vidas se dará de “fora para dentro”, com fatos contra os quais não adianta lutar; como de “dentro para fora”, com a obrigatoriedade de as pessoas investirem, de fato, em autoconhecimento e preparação individual para esse mundo em transformação.

Uma das instituições internacionais que mais está acompanhando essa evolução é o MIT – Massachusetts Institute of Technology, sediada em Cambridge – EUA.

Através de publicações periódicas, em vários idiomas (incluindo a edição em português), podemos acompanhar o que o futuro nos reserva em termos de novas tecnologias, cenários de vida e trabalho, bem como nas questões sociais e comportamentais.

Os leitores que quiserem ter informação técnica e precisa sobre os caminhos deste nosso mundo VUCAH, bem longe de notícias escandalosas ou especulativas, então devem acompanhar regularmente esses conteúdos citados.

Uma postagem, em especial, é o Executive Briefing. É a newsletter para assinantes da MIT Technology Review Brasil, com análises exclusivas, produzida com o objetivo de garantir informação sobre os assuntos do momento, de forma rápida, direta e eficiente.

Na edição de maio último, chamaram-me a atenção três projetos ali publicados. Algo que pode até parecer ficção científica, mas que já está ocupando investimentos e envolvimento de notáveis cientistas mundo afora. A seguir, eu apresento um breve resumo dessas novidades, estimulando a leitura completa a partir do link que apresento ao final, a saber:

1. A Alemanha investe dois bilhões de euros em computação quântica.

Os europeus estão atrás dos Estados Unidos no que se refere à corrida quântica. Isso porque grandes empresas como Google e IBM já têm seus computadores quânticos, sendo que a China também domina essa tecnologia.

Especificamente, a Alemanha prevê aplicar a computação quântica, inicialmente, em setores como energia, transportes e na indústria farmacêutica. Como se pode deduzir, para que um país esteja em posição competitiva internacional, ele não pode fugir do amplo investimento em pesquisa e desenvolvimento. Algo em que o Brasil tem dívida histórica.

2. Carregamento de carros elétricos em movimento.  

Cientistas já projetam estradas capazes de recarregar carros elétricos em movimento. A tendência, para os próximos anos, é a de substituição dos carros movidos a combustíveis fósseis por modelos elétricos. Hoje o grande desafio é a falta de postos de abastecimento (ou carregamento elétrico).

A tecnologia em estudo é a de indução magnética, sem fio, a mesma usada por alguns carregadores e smartphones mais modernos. No caso da estrada, os carros seriam recarregados sem precisar parar e o custo da energia usada seria lançado então automaticamente para o dono do veículo. Atualmente, um carro elétrico pequeno precisa de cerca de cinco horas para ter então sua carga completa (e sendo ligado em tomada especial).

3. Homem com paralisia consegue escrever texto apenas com o pensamento.

O sistema desenvolvido pelo consórcio BrainGate foi testado por um homem de 65 anos. A interface cérebro-máquina é capaz de transmitir sinais sem amarrar fisicamente o usuário a um sistema de decodificação.

O equipamento, implantado no cérebro, permite que o pensamento seja interpretado e transformado assim em texto. A taxa de acerto foi de 95%, com capacidade de 16 palavras por minuto. Esse tipo de interface é importante para proporcionar mais autonomia a pessoas com dificuldades motoras.

Nesta postagem de hoje seria possível trazer inúmeras outras novidades. Sejam voltadas a ajudar pessoas com problemas físicos ou neurológicos, sejam para transformar o ambiente de facilidades tecnológicas aplicados na esfera profissional ou pessoal. Lembrando que as gerações mais novas terão um processo natural de convivência com tudo isso que se afigura para o futuro. Para as gerações mais velhas vale o alerta da importância em haver uma motivação à adaptação, pois querer lutar contra essa onda será impensável.

Seja você um apreciador de filmes de ficção científica, seja você alguém que tem postura mais conservadora com relação às novidades que o mundo apresenta, ou seja você um negacionista da ciência, é melhor se abrir para entender as transformações em curso no mundo VUCAH. Uma forma inteligente é consumindo publicações de respeito que tratam do assunto, a exemplo da MIT Technology Review.

Para encerrar esta postagem, cabe comentar que a expressão VUCAH ficou muito associada ao conceito da Revolução Industrial 4.0, mas o que se pode idealizar quando já há quem aponte caminhos em direção à Revolução 5.0?

Você coach, mentor ou consultor, esteja atento à transformação do mundo que, cada vez mais, está cercando e conduzindo o cotidiano de seus clientes.

Gostou do artigo? Quer entender mais sobre as transformações em curso no mundo VUCAH? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Como enfrentar as tarefas mais tediosas?

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa