Anúncios

O Momento da Escolha Profissional

A adolescência é um importante período de intensas mudanças, que traz muitos desafios e descobertas.

1217
1217

A adolescência é um importante período de intensas mudanças, que traz muitos desafios e descobertas. Uma fase de grande intensidade emocional, de identificação com os pares e busca de uma interdependência. Testar os limites, explorar o desconhecido, buscar novas experiências fazem parte desta etapa de nossas vidas.

Existe uma motivação para explorar o novo e fazer as coisas de forma inovadora, além da busca por mais sentido para a vida. No entanto, a busca pelo sentido pode levar a uma crise de identidade, à vulnerabilidade, à pressão e a uma perda de direção e propósito, quando não são bem conduzidas. A impulsividade pode gerar ações sem a reflexão necessária sobre suas consequências.

Alterações físicas e emocionais são vivenciadas. Há um afastamento dos pais e uma maior necessidade de pertencer a um grupo. É uma fase tanto de riscos quanto de oportunidades. Uma época de enorme potencial e de grande poder construtivo e criativo. O movimento saudável para a estruturação da fase adulta.

Me sinto energizada em poder conviver com adolescentes, seja na relação com meu filho que está com 14 anos ou em meus atendimentos no consultório. Tenho a oportunidade e os desafios de escutar suas incertezas e dúvidas, neste momento de grande transição. Sou fascinada pela vitalidade, ousadia, irreverência, questionamentos e entusiasmo que possuem.

Justamente no período da adolescência, em que passamos por várias transformações, é o momento de se fazer a escolha profissional. A escolha profissional definirá o futuro, e além de ser um grande desafio, traz muitas dúvidas.

A nossa sociedade está em constante transformação, vivemos um momento de crise econômica, com a falta de empregos. Isso gera um alto grau de incerteza sobre como se inserir no mercado de trabalho e exercer seu papel profissional como agente de transformação social.

As profissões também sofrem mudanças, algumas foram extintas, outras reinventadas, além das novas opções criadas. A tecnologia trouxe novas possibilidades e as configurações de relações de trabalho mudaram muito.

Nossa história se define pelo futuro que queremos alcançar. A escolha profissional está inserida num projeto de vida que vai se construindo desde o nascimento. O futuro é construído através das experiências do passado e das escolhas do presente. O autoconhecimento e os relacionamentos nos ajudam a compreender quem somos.

Identificar a forma como pensamos, sentimos, tomamos decisões e nos relacionamos é muito importante para o processo de escolha. Ter consciência das limitações e dos fatores que interferem na tomada de decisão possibilita uma maior autonomia.

Ter uma metodologia de escolha ajuda o adolescente na viabilização de seu projeto de vida. Identificar qual seu talento, sua vocação, suas forças e utilizar isso de forma favorável. No entanto, a grande maioria escolhe dentro do que lhe é possível no momento, sem ter muita clareza sobre as influências sofridas.

Tudo isso pode levar a grandes frustrações. Muitos profissionais se sentem infelizes em seu trabalho por não terem tido a oportunidade de fazer uma escolha consciente. Mesmo se sentindo insatisfeitos muitos não têm coragem de fazer uma transição. Sem contar o alto índice de universitários que abandonam ou trocam de curso.

Para criar a vida que desejamos, ao invés de nos conformarmos com uma situação insatisfatória, é preciso fazer escolhas positivas e mudanças construtivas. Os pais podem facilitar a escolha de seus filhos criando condições para que eles próprios possam decidir o melhor caminho a seguir.

Para o adolescente fazer uma escolha responsável é importante:

  • Buscar autoconhecimento – dificilmente paramos para descobrir quem somos ou o que tem significado para nós;
  • Procurar identificar as influências sofridas,
  • Ter as informações suficientes sobre as profissões disponíveis;
  • Pesquisar sobre o mercado de trabalho;
  • Criar um plano de ação para viabilizar a escolha.

Os pais ajudam quando:

  • Não pressionam e não influenciam;
  • Não projetam nos filhos suas próprias expectativas e frustrações;
  • Conversam sobre como fizeram sua própria escolha;
  • Escutam com atenção, apoiam seus interesses e encorajam a perseguir seus sonhos;
  • Respeitam suas decisões.

Como pais, somos responsáveis em proporcionar aos nossos filhos os estímulos e recursos que os ajudem a integrar as muitas partes diferentes de si mesmos, de forma que consigam pensar sobre suas decisões e exercer seu verdadeiro potencial.

Encontrar formas de apoiá-los, estabelecendo uma relação construtiva, traz maior compreensão e colaboração para todos. Manter uma comunicação aberta, criar um espaço de respeito mútuo, transformando os desafios do período da adolescência em forças que usaremos, conforme seguimos juntos em nossa jornada.

Danielle Gomes

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Anúncios
Neste artigo
Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR - Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me

 

Confira abaixo suas publicações:


Participe da Conversa