fbpx

O meu Objetivo é SER FELIZ e o seu?

Nosso objetivo é ser feliz, certo? Mas para que isso aconteça precisamos aprender a viver com aquilo que a vida nos oferece, mesmo que sejam problemas e situações adversas.

O meu Objetivo é SER FELIZ e o seu?

O meu Objetivo é SER FELIZ e o seu?

Nosso objetivo é ser feliz, certo?

Para que isso aconteça precisamos aprender a viver com aquilo que a vida nos oferece. Ninguém passa a vida sem se defrontar com problemas e situações adversas. São situações que de um modo geral nos abalam e parecem nos tirar o chão.

Já passei por inúmeros problemas e sei que ainda passarei por outros.

Assim como eu, todos já passamos e ainda vamos passar por situações desconfortáveis. Faz parte da vida se defrontar com o sofrimento.

Quando as inevitáveis situações desagradáveis acontecem, o principal aprendizado é que devemos ser Resilientes.

Observe uma árvore sob forte ventania, ela verga, algumas vezes parece gemer, mas quando o vento cessa, ela volta ao normal.

O que não percebemos é que cada vez que isso acontece, suas raízes se agarram à terra e tornam aquela árvore mais resistente, mais firme para as próximas tempestades.

Em outras palavras, ela vai se preparar para lidar com qualquer clima tempestuoso que se apresente. Assim é com você, a cada dificuldade, a cada sofrimento, você deverá aprender a se “segurar” em suas raízes e se manter firme – Este é o grande aprendizado que a vida lhe oferece.

Sofra, mas não deixe que as circunstâncias quebrem você.

Observe que sempre existe um aprendizado, um exercício que tornará você mais forte e verá que em pouco tempo estará no rumo de uma vida boa ou, como dizem os estoicos aprenderá a arte de viver.

Não podemos esperar que nossa vida se torne perfeita (nunca vai acontecer) para sermos felizes, o segredo é aprender a viver com as oportunidades que a vida nos oferece. A cada vendaval nos tornamos mais fortes e com isto ficaremos menos abalados emocionalmente, o que facilita o caminho para a prosperidade e o bem-viver.

Um pintor recebe uma tela em branco para fixar o que manda sua imaginação, o que ele consegue a medida em que vai dominando o seu ofício. Basicamente é isto que o estoicismo nos ensina: ele nos mostra como atingir a excelência na vida, nos prepara para enfrentar adversidades com calma e simplesmente nos ajuda a modelar e desfrutar uma vida boa.

O que torna alguém bom na arte de viver?

De acordo com Epiteto, o Filósofo Estoico, não é a riqueza, nem cargos altos, nem se tornar chefe. Existe algo mais. Assim como o escultor treina com vários materiais antes de começar esculpir um pedaço de mármore ou, um músico treina muito para se tornar um virtuose, aquele que deseja viver bem, deve então ter conhecimento e treinar em como se viver.

A Filosofia Estoica não é uma filosofia de livros, cheia de teoria, mas sim uma Filosofia prática, que é levada ao nosso dia a dia. Podemos empregá-la no século XXI assim como era empregada em seu início algumas centenas de anos antes da era cristã. Os princípios são praticamente os mesmos, apenas com algumas adaptações.

Estoicismo é a Filosofia da vida cotidiana.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Filosofia Estoica? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: A Arte de Viver Bem: O que é Viver Bem para Você?

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa