O que você faria agora, em direção à sua meta, se o medo não existisse em você?
Esta foi uma das perguntas que fiz no meu treinamento “Um Dia para Mudar um ano”. As respostas foram tão fáceis quanto degustar uma pizza. Todos nós temos medos. E se olharmos de um ponto de vista positivo podemos chegar à conclusão de que o medo existe para nos alertar sobre um determinado risco ou perigo. Mas será que este risco é real? Se você respondeu “sim”, baseado em que este risco é real?
E se eu te disser que o medo não existe? É apenas uma criação da nossa mente. Pode até ser uma maneira de nos proteger, mas é uma criação. E da mesma maneira que criamos o medo, podemos eliminá-lo. E só existe um jeito para fazer isso: com uma ação.
Já ouviu aquela frase: “tá com medo, vai com medo mesmo”? Quando você tem um sonho, você gera um sentimento de desejo que por sua vez provoca uma ação que te leva a um resultado. Mas se você tiver medo não existe ação e sem ação o resultado que você almeja não acontece.
Nós nos condicionamos a escutar o medo na nossa mente. Quantas vezes você criou um medo que só existia na sua cabeça e depois viu que foi pura perda de tempo e energia? Algumas pessoas esperam que um dia o medo vá embora, por si só. Mas isso não vai acontecer se você não tomar uma atitude.
Pessoas bem-sucedidas também têm medo, como nós. A diferença é que elas fazem o que precisa ser feito mesmo com medo. Elas têm atitudes, ações que as levam para o objetivo desejado. Eu te convido a responder a pergunta inicial deste texto. Depois responda as próximas três perguntas:
- Qual é hoje o seu maior medo com relação à mudança que você gostaria de fazer na sua vida?
- Escreva o pior cenário caso seu medo se torne realidade.
- Imagine você neste cenário. Quais recursos você precisaria para se livrar dele?
Se você conseguir visualizar o que de pior pode acontecer e de que forma você pode controlar a situação, terá grandes chances de superar seu medo e gerar uma ação. Você ganha força, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. Faça exatamente aquilo que acha que não consegue fazer.
Participe da Conversa