fbpx

O medo nos atrapalha, mas é possível superá-lo!

Temos medo de perder empregos, bens, de sermos envergonhados, de rivais, de amigos, da velhice, da morte e da vida também. O medo atrapalha, mas é possível superá-lo.

Filosofia Estoica - O medo nos atrapalha, mas é possível superar! 

Filosofia Estoica – O medo nos atrapalha, mas é possível superar! 

Somos uma espécie única por sofrermos com o medo. Um animal assustado corre para um lugar seguro e depois se acomoda novamente, parando de se preocupar, pastando como se nada tivesse acontecido. Os seres humanos temem constantemente, até mesmo a incerteza pode nos aterrorizar. Ficamos acordados à noite, no conforto de nossas casas, preocupados, temerosos.

Temos medo de perder nossos empregos, temos medo de perder nossos bens, temos medo de ser envergonhados, temos medo de rivais, temos medo de amigos, temos medo da velhice, temos medo da perda, temos medo da morte, temos medo da vida demais também.

Marco Aurélio era o homem mais poderoso do mundo quando foi nomeado governante do Império Romano. Mas ele estava relutante. Embora a maioria das pessoas ficasse surpresa com a relutância de Marco em governar, dados o respeito e as riquezas que adviriam de ser imperador, o fato é que o trono romano era um lugar deprimente e muitas vezes perigoso.

O imperador lutou contra a doença por toda a vida. Ele se consolou desde muito jovem com a filosofia, especialmente o estoicismo. Pelo menos alguns dos diários filosóficos particulares de Marco foram salvos para a posteridade e publicados como As Meditações de Marco Aurélio.

Os estoicos, como eram chamados os seguidores da escola filosófica a qual pertencia Marco Aurélio, nos exortaram a não ser escravos de nossos desejos, mas a dominar a nós mesmos com a razão.

Embora tenhamos pouca escolha sobre o que nos acontece, podemos escolher nossa resposta ao que acontece.

É assim que o estoicismo está fortemente associado à equanimidade em face da dificuldade. Saber simplesmente que podemos controlar nossa resposta é encontrar força. A força mental é a razão pela qual os estoicos são famosos.

Hoje, algumas empresas internacionais estão iniciando projetos de treinamento e desenvolvimento de seu pessoal na Filosofia dos Estoicos – O Estoicismo.

Há anos experiências realizadas pelo exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos da América, vêm encontrando resultados muito satisfatórios nessas ações.

É conhecido o caso ocorrido na guerra entre Estados Unidos e Vietnã, quando o piloto da marinha americana James Stockdale foi abatido ao sobrevoar o país inimigo, tendo ficado preso 7 anos suportando sofrimentos inimagináveis. Ele escreveu:

“Tudo o que sei sobre o Filósofo Estoico Epicteto, eu próprio pratiquei ao longo dos anos (…) Ele esteve em combate comigo, teve as pernas acorrentadas junto comigo, passou meses com os olhos vendados, esteve prestes a desistir de tudo, junto comigo. Eu resisti e hoje estou aqui.”

Se tudo isso está sendo usado com sucesso, por que não o fazer a nosso favor? A Filosofia Estoica nos orienta para uma nova forma de viver, analisando os acontecimentos sob um prisma especial.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como superar o medo que atrapalha e a Filosofia Estoica? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Você não tem o Controle de Tudo!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa