O Líder e o Desenvolvimento de Competências da Equipe

Na busca por autonomia, o desenvolvimento das competências necessárias para melhores decisões é imprescindível. E o líder pode contribuir muito neste sentido.

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Na busca por autonomia, o desenvolvimento das competências necessárias para melhores decisões é imprescindível. E o líder pode contribuir muito neste sentido, desenvolvendo um ambiente propício ao autodesenvolvimento. Sim, ao autodesenvolvimento. Precisamos ser protagonistas de nossas carreiras e assumir a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento.

Em minha experiência, já vi muitas pessoas infelizes com o que fazem atribuindo a infelicidade ao líder, à empresa, ao parceiro. Mas a minha felicidade depende de mim mesma e não do outro. E se é assim, algo precisa ser transformado.

Como líder, algumas sugestões a partir do mindset Management 3.0 para nutrir um sistema que possibilite o desenvolvimento do time, são:

– Lidere pelo exemplo: Como líder, devo buscar meu autodesenvolvimento e, com isso, inspirar o time a realizar a mesma busca. Se eu me coloco como alguém que sabe tudo, ofereço pouca chance para o time procurar melhorar;

– Incentive o autoestudo: Muitos de nós somos autodidatas e capazes de aprender sozinhos. No entanto, para isso, é preciso dedicação, tempo e um ambiente propício. Como líder, preciso criar o espaço necessário e incentivar que isso aconteça no ambiente de trabalho;

– Treinamento e Certificações: Costumo dizer que uma certificação não é garantia de competência, mas o incentivo ao time pode motivar a busca pelo conhecimento. Treinamentos também são ótimas alternativas;

– Coaching: No futuro, existe uma grande tendência de que o líder atue como coach dentro da organização e de que o trabalho do coach esteja mais direcionado a temas que extrapolem os limites da organização. Buscar o conhecimento de práticas e ferramentas de Coaching pode ser um diferencial do líder no apoio ao desenvolvimento do time. Comece fazendo perguntas abertas, evitando questionamentos que tenham somente duas respostas possíveis. Faça com que seu time pense em alternativas antes de apresentar uma solução para os problemas;

– Aprendendo com falhas e experimentando: Se não criamos um ambiente seguro em que a falha é sobrevivente, há pouca chance do time sentir-se confiante em experimentar coisas novas e, com isso, aprender. Busque analisar o fato que ocasionou a falha e incentive a experimentação de melhorias para que ele não volte a ocorrer. A busca pelo culpado não garante o aprendizado e melhoria.

Você aplica alguma destas práticas? O que tem feito sobre seu autodesenvolvimento?

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
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