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O líder como protagonista da Transformação Digital

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey, 70% das maiores e mais complexas iniciativas de transformação digital, não atingiram seus objetivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey, 70% das maiores e mais complexas iniciativas de transformação digital, não atingiram seus objetivos. Este é um dado alarmante considerando que muitas organizações estão vivenciado hoje este movimento de transformação.

Quando falamos de transformação digital, essencialmente falamos de transformação cultural, o vir a ser da organização, sua visão de futuro. Ainda que muitos de nós mantemos o foco em objetivos e metas quantificáveis, é através da cultura, ou seja, dos comportamentos da equipe que o propósito da organização se realiza.

No artigo “Como criar uma cultura organizacional de impacto para as empresas?” o autor Francisco S. Homem de Mello, enfatiza a influência de comportamentos e crenças no desenvolvimento da cultura organizacional. Neste sentido, qualquer transformação só pode acontecer a partir da comunicação.

Os valores da organização são de fato vivenciados a partir dos comportamentos de seus colaboradores e para que a transformação seja possível, a prática de feedback é essencial. Sem feedback não há como mudar o sentido, a rota, evoluir. O feedback deve acontecer no momento em que o fato acontece e isso exige que nos comuniquemos de maneira cada vez mais empática e clara.

Neste sentido, a prática da comunicação não violenta, proposta por Marshall pode dar uma grande contribuição. A partir desta prática, pensar nos 4 passos, pode levar a comunicação a um caminho de fato transformador:

  1. Observar sem julgar;
  2. Identificar sentimentos;
  3. Reconhecer e assumir os sentimentos, expressando necessidades, e
  4. Realizar o pedido.

Observando a organização do futuro, a comunicação precisa fluir de maneira mais ágil, consistente e transparente. Se avaliarmos a tendência na redução dos níveis hierárquicos, cada vez mais a necessidade de nos comunicarmos de maneira eficiente estará presente.

Expressar nossas ideais nunca foi tão necessário e porque não dizer, tão requisitado, afinal a organização do futuro, conta com todos os seus colaboradores e sua diversidade de perspectiva para construir algo novo. Em uma pesquisa realizada na Malásia, Kakkar e Tangirala concluíram que o ambiente influencia a forma como os funcionários expressam suas ideias.

Como você percebe a comunicação em seu ambiente de trabalho? Como tem contribuído de maneira efetiva com o desenvolvimento da cultura desejada?

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
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