Anúncios

O grande vilão dos líderes: o controle

Por que você não consegue gerar autonomia no seu time? De que forma você acredita que as pessoas vão se desenvolver? Por controle e comando?

Um dos desafios que os líderes possuem e que mais os fazem buscar por autoconhecimento e treinamentos no tema é de que maneira podemos engajar os times para elevar a performance.

Queremos técnicas e frameworks que podemos implementar e visualizar os primeiros resultados em pouco tempo.

Engajar um time, envolve vários aspectos, mas o que mais pega e vira um vilão dos líderes é o controle.

Queremos um entregável cada vez mais forte, mas não delegamos e damos autonomia para o time crescer e tomar as próprias decisões. E de que forma você acredita que as pessoas vão se desenvolver? Por controle e comando?

Mais do que preparar seu time para receber novas demandas, você precisa dar um passo atrás e avaliar o seu estilo de liderar. É observar o quanto você gosta das coisas à sua maneira, quer tomar decisões justificando a agilidade do processo; mas acaba sufocando o time e os fazendo emburrecer. Sinto lhe dizer, que irá perder seu time.

Um líder exponencial é aquele que confia no seu time, faz um mapeamento de potencialidades e os prepara para tocarem projetos com autonomia. É acompanhar, mas os deixar colocar suas ideias para gerar os resultados.

Mas grande parte dos líderes possui dificuldade de soltar ou se delega, os pressiona a todo momento, não dando espaço para a criatividade de sua equipe.

A primeira pergunta que o líder precisa fazer: Por que não gero autonomia no meu time? O que está relacionado justamente ao meu processo de liderança?

Mais do que mapear os problemas do time, analise o que cabe a você. O líder que inspira outras pessoas é aquele que desenvolve a si primeiro.

Mas a pergunta chave que deve fazer: o que tenho medo de perder ao delegar e gerar autonomia? O que tenho medo de perder ao abrir mão do controle? Saia do óbvio.

Você pode ter receio de perder sua credibilidade, caso algo saia errado. Pode ter medo de perder sua identidade e achar que não é bom o suficiente. Pode ter medo de perder poder, trabalho, entre outras tantas coisas.

Avaliar a sua necessidade que é preenchida pelo controle é fundamental para desenhar novos processos no exercício da liderança. Não deixe seu ego te atrapalhar e permitir transformar seu time em alta performance.

Dar autonomia permite ao líder ser mais estratégico e inovador. Não caia na cilada de se preencher de trabalho do seu time para mostrar o quanto são dependentes de você. Eles querem uma pessoa que os inspira e faz acontecer. Que traz ideias e ferramentas novas.

Confie, permita-se e crie um plano de ação tanto para seu time para os preparar para a autonomia, quanto para você delegar sem medo e deixar seu time voar.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa