fbpx

O Eneagrama: Um mapa de Autoconhecimento

Conheça o instrumento milenar de autoconhecimento que popularizou-se como uma ferramenta de trabalho de psicólogos, terapeutas, professores e Coaches para explicar o comportamento humano.

O Eneagrama é um instrumento milenar de autoconhecimento. Trazido ao ocidente pelo estudioso do comportamento humano, o armênio George Ivanovitch Gurdjieff, popularizou-se como uma ferramenta de trabalho de psicólogos, terapeutas, professores e Coaches, por ser um modelo que explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende quem o conhece. Sua descrição dos Noves Tipos de Personalidade é muito profunda e esclarecedora e frequentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível inédito.

O Eneagrama classifica nove tipos de personalidade, não é um sistema fixo, mas um sistema de linhas interligadas que indicam um movimento dinâmico, no qual, embora o sujeito se identifique mais intensamente com as questões do seu tipo, tem os potenciais de todos os nove tipos ou pontos, conforme demonstra a figura.

Este é o diagrama do eneagrama com a posição específica de cada um dos nove tipos de personalidade.

O Eneagrama é uma ferramenta eficaz porque é o próprio individuo que se identifica com o tipo de personalidade e a partir da autodescoberta percebe um mapa para autoanálise e o caminho para o seu desenvolvimento.

CONCEITOS CENTRAIS

  • Existem nove tipos de personalidade e cada pessoa é de um destes tipos;
  • Cada tipo tem sua forma de ver o mundo, de tomar decisões, e de fazer escolhas;
  • Nenhum tipo é melhor que o outro. Cada um tem suas motivações;
  • Nosso tipo não muda, mas nós mudamos;
  • A natureza não controlada do nosso tipo causa estresse, conflito e sofrimento no trabalho e nos relacionamentos;
  • O Eneagrama nos ajuda a sair do estado do tipo, ensinando-nos a controlar nossas reações.

Você pode começar a trabalhar com o Eneagrama quando identificar qual o seu tipo e compreender quais são as suas principais questões.

OBJETIVOS

  • Permitir ver e entender melhor quem somos e quem são os outros;
  • Mostrar nossas principais questões psicológicas e nossos pontos fracos e fortes nas relações interpessoais;
  • Mostrar nossos principais problemas e indicar como lidar satisfatoriamente com eles.

COMO ATINGIR OS OBJETIVOS

Com os três elementos básicos do trabalho de mudança:

  1. Presença (percepção alerta, consciência);
  2. Prática de auto-observação;
  3. Compreensão do significado das próprias experiências.

APLICAÇÃO

Importantes organizações multinacionais já utilizam o modelo do Eneagrama com suas equipes. Alguns exemplos são: 3M, IBM, Motorola, Disney, Sony, Du Pont, Procter  amp;Gamble etc. No Brasil, podemos citar: Embraer, Vale do Rio Doce, Vivo, Unibanco, Souza Cruz, Yahoo, Avon, Itaú, Oracle, entre outras.

Líderes, com essas informações vocês irão compreender melhor os seus liderados, ajudá-los a ter mais autoconfiança, incentivá-los a apreciar e a utilizar seus próprios dons, apoiá-los construtivamente quando suas expectativas não forem alcançadas… Enfim, vocês irão ajudá-los a crescer e a desenvolver as suas potencialidades.

Desejo que com esta leitura você comece também a apreciar a predisposição que cada tipo tem para as capacidades humanas superiores, tais como a empatia e o amor.

Muito sucesso!!!

Grande abraço e até a próxima!

Suely Novoa Author
Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Organização Internacional Cóndor Blanco. Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato – SP. Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a desenvolverem competências e terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. É também articulista do portal administradores.com.br. Coautora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro “Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”, editora Ser Mais, 2014. Autora do livro “Coaching Para Mulheres Executivas- O Poder da Transformação”, 2016.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa