fbpx
Anúncios

O Eneagrama explica: Todas as pessoas se encaixam nas 9 personalidades?

Será que todas as pessoas se encaixam numa única forma de ser? O Eneagrama coloca pessoas dentro de caixas?

O Eneagrama permite conhecer as 9 motivações base do ser humano. Através do estudo dessas motivações definimos os traços dos nove tipos de personalidade.

Compreender o comportamento e as motivações de cada indivíduo é essencial para encontrar o caminho certo para a realização pessoal, a confiança e a autoestima.

Para alcançar o sucesso nas sessões de Coaching, pode ser decisivo o coach desenvolver uma sensibilidade para se ajustar a cada perfil personalidade e desenvolver estratégias a propósito disso. Proporcionando um processo de mudança único e ainda mais sustentável.

Mas será que todas as pessoas se encaixam numa única forma de ser?

Vejamos, os perfis descritos no eneagrama, descrevem as características psicológicas, emocionais, comportamentais e espirituais de cada pessoa. Identificando a sua forma natural de pensar, sentir e agir.

Como assim Eduardo?… Mas todas as pessoas que eu conheço encaixam nesses 9 códigos?

Como eu entendo essa pergunta… fiz essa mesma pergunta centenas de vezes antes de aceitar o desafio de descobrir mais sobre este código.

Você compreende que todas as pessoas à sua volta têm muitos comportamentos. Compreende igualmente que algumas têm maior grau de consciência em determinados momentos da Vida que outros.

Vai compreender, no entanto, que por detrás de todos esses comportamentos e tantas máscaras mais ou menos conscientes que foram criando ou retirando, estão nove simples e poderosos motivos.

Tratando-se de aspectos subjetivos, que, portanto, não obedecem a regras rígidas e restritas. Ou seja, a conduta de uma pessoa não se limita apenas e restritivamente aos comportamentos de um tipo específico de perfil estudado. Ainda assim, quando olhamos para as motivações mais em rigor que estiveram na base dos comportamentos, observamos, regra geral, que essas mesmas motivações estavam associadas ao perfil de personalidade base. E é aqui que deve estar o foco, nas motivações e não nos comportamentos.

O Eneagrama coloca pessoas dentro de caixas?

Essa foi uma das questões que mais me afastou do estudo do Eneagrama numa fase inicial do meu estudo sobre Eneagrama.

Na verdade, o que eu descobri depois de um estudo mais profundo foi o contrário. O Eneagrama não coloca pessoas dentro de caixas, ele apenas informa que as pessoas lá estão e lhe diz como podem sair.

Por exemplo, num processo de Coaching isso nos ajuda a compreender quais as armadilhas mais comuns a cada perfil de personalidade, de forma a que não impeçam ou limitem o processo de mudança do nosso cliente.

Por que isso é importante?

A compreensão dos perfis de personalidade pode ser uma ajuda determinante para a consciência das armadilhas inconscientes do nosso cliente e assim essa consciência tornar-se um suporte chave para uma mudança sustentada e ajustada a cada indivíduo.

E se pensarmos bem isso pode ser um grande ativo na transformação. Por quê? Porque só com consciência é possível fazer uma transformação.

E quando cada indivíduo e o seu Coach são conscientes das barreiras naturais e dos talentos naturais que cada indivíduo pode trazer para um processo de Coaching, ambos têm acesso a “recursos” incomparáveis para desenvolver uma transformação mais sustentada e duradoura.

Em conclusão

Todos os indivíduos encaixam em uma das nove motivações base do Eneagrama. Então, o nosso foco deve estar nas motivações e não nos comportamentos. Devemos igualmente avaliar o grau de consciência de cada indivíduo para uma maior compreensão dos diferentes perfis e assim melhor definir o perfil e a motivação base. Quando assim é, o mapa pode ser muito revelador dos caminhos de crescimento e dos bloqueios maiores ao mesmo, tornando-se um enorme aliado à transformação.

Para saber mais sobre as motivações e características de cada perfil consulte a nossa página sobre o Eneagrama. Ver Aqui

Grande Abraço,

Eduardo Torgal

⚙️ Eneacoaching
Eduardo Reis Torgal atua como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. É palestrante em Portugal e em outros países da Europa. É mentor e fundador do Instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil onde treina outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística; é professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional em várias pós-graduações em ensinos Portugueses assim como na Academia Força Aérea Portuguesa. Professor supervisor pela escola tradição narrativa – Helen Palmer e David Daniels para Portugal e Brasil. É autor de 3 livros: “Descubra a sua personalidade com o Eneagrama” (2013, Topbooks), “40 dias e um segundo para mudar a sua Vida” (2014, Topbooks) e “A arte da guerra na transformação pessoal” (2014, Topbooks).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa