fbpx

O Eneagrama e a base de tudo o que acreditamos

Sistema preciso, profundo e dinâmico que descreve nove formas de pensar, sentir e agir e os seus diferentes níveis de consciência, apoiando assim cada indivíduo a evoluir pessoal e profissionalmente.

1602
1602

Ao longo das últimas edições tenho falado aqui das diferentes aplicabilidades do Eneagrama, mas sinto que nunca é demais falar da sua origem e como isso nos pode ser útil no nosso dia a dia. Assim como falar a forma como a nossa personalidade está associada a motivações e crenças fundamentais.

De acordo com o Eneagrama existem nove tipos de personalidade, com características únicas, que determinam o modo como cada um se relaciona consigo próprio e com o mundo, como pensa e como sente. A pergunta é: um tipo de personalidade 3, vai algum dia passar a ser um tipo de personalidade 7? Ou um tipo 9 passar a um 6?… Ou seja, apesar de, como é lógico termos por vezes traços de outros tipos de personalidades, é possível (ou sequer desejável) mudarmos o que somos na nossa essência? O que fazemos é apenas controlar os ‘defeitos’ associados ao nosso tipo de personalidade e exploramos as qualidades.

Muitas pessoas me questionam numa fase inicial do estudo do Eneagrama se esta sabedoria não acaba por colocar pessoas dentro de “caixas”. E na verdade o que o Eneagrama faz é exatamente o contrário. Ele informa que estamos dentro de uma caixa, que é a nossa paixão ou personalidade, e diz-nos igualmente a forma como podemos sair dessa caixa e dos seus exageros nos permitindo ir mais além dos nossos comportamentos mecânicos.

O que é o Eneagrama afinal?

O Eneagrama é uma sabedoria milenar que nos anos 70 foi adaptada ao estudo da personalidade no sentido de compreender os perfis de comportamento humano e, mais importante, as suas motivações base. É um sistema preciso, profundo e dinâmico que descreve nove formas de pensar, sentir e agir e os seus diferentes níveis de consciência, apoiando assim cada indivíduo a evoluir pessoal e profissionalmente.

A motivação Base e as Crenças

Cada um de nós acredita, inconscientemente, que para ser amado, respeitado e aceito (por si e pelos outros que considera) deverá existir uma, e só uma, condição. O que o Eneagrama descreve são essas motivações base (baseado nessas condições nucleares) e a forma como elas impactam no nosso comportamento mecânico do dia a dia.

Quando falamos de motivações base, não podemos confundi-las com as motivações circunstanciais ou momentâneas da Vida, porque essas são apenas o topo do iceberg. Na base estão os seus fundamentos e as preocupações básicas da personalidade. As condições base funcionam como o tronco de uma árvore, desse tronco derivam ramos e folhas. Muitas vezes estamos em busca daquela ramo que tanto dificulta a nossa vida e esquecemos o impacto essencial que o tronco está a provocar.

Por exemplo, um perfeccionista, com todo o seu exagero no rigor, detalhe e preocupação de fazer tudo de uma forma exemplar, procura reconstruir um ambiente de perfeição onde crê que resgatará uma sensação perdida de serenidade. Esse mecanismo, inconsciente, é a sua motivação intrínseca e que o acompanhará por toda a sua Vida. Isso vai manifestar-se em procurar ser perfeito e aperfeiçoar tudo à sua volta.

Naturalmente que por ordem dessa missão terá os mais variados comportamentos, convicções ou motivações circunstanciais, ainda que a sua motivação basal estará sempre presente que é a reprodução da sua autoimagem de perfeição. Quando esta consciência existe, essa observação torna-se inequivocamente evidente e proporcionando uma única oportunidade de crescimento. Que se traduzirá pelo aumento do seu nível de consciência e a redução dos exageros da personalidade.

A consciência destas armadilhas fazem a diferença essencial nos nossos relacionamentos pessoais, profissionais e nas mais diversas áreas. Nomeadamente a forma como lidamos com a nossa transformação, como Coach ou Coachee podem transformar um processo de Coaching numa nova perspectiva de consciência e de transformação. Porque quando mudamos em função do nosso modelo do mundo sentimo-nos mais confiantes para sustentar essas mudanças.

Para conhecer mais sobre o Eneagrama e como ele pode fazer a diferença na sua transformação faça o teste gratuito no nosso site: https://eneacoaching.com/teste-eneagrama

⚙️ Eneacoaching
Eduardo Reis Torgal atua como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. É palestrante em Portugal e em outros países da Europa. É mentor e fundador do Instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil onde treina outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística; é professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional em várias pós-graduações em ensinos Portugueses assim como na Academia Força Aérea Portuguesa. Professor supervisor pela escola tradição narrativa – Helen Palmer e David Daniels para Portugal e Brasil. É autor de 3 livros: “Descubra a sua personalidade com o Eneagrama” (2013, Topbooks), “40 dias e um segundo para mudar a sua Vida” (2014, Topbooks) e “A arte da guerra na transformação pessoal” (2014, Topbooks).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...