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O Desenvolvimento Contínuo do Coach, e como isso pode ser buscado pelos Coaches Profissionais que primam pela qualidade

O Coach profissional deveria entender o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) como a filosofia de aprendizagem contínua em consonância com os padrões éticos e a excelência com os quais todos nós, Coaches, devemos servir aos nossos clientes (Coachees)

Hoje para mim é um dia especial, o início de uma jornada como colunista da Cloud Coaching, e de meu compromisso de gerar artigos que contribuam para o desenvolvimento daqueles que desejem ampliar suas experiências como Coaches.

O propósito de minha coluna será trazer com o meu estilo editorial assuntos relevantes do mundo do Coaching no âmbito da ICF (International Coach Federation), uma associação Global de Coaches com mais de 27.000 membros em 138 países.

Aproveito a oportunidade para convidar nossos leitores a deixarem seus comentários e perguntas, que terei o prazer em responder.

Foi assim que neste nosso primeiro encontro, escolhi falar sobre…

O Desenvolvimento Contínuo do Coach, e como isso pode ser buscado pelos Coaches Profissionais que primam pela qualidade. 

O Coach profissional deveria entender o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) como a filosofia de aprendizagem contínua em consonância com os padrões éticos e a excelência com os quais todos nós, Coaches, devemos servir aos nossos clientes (Coachees). Na prática, a ideia é que tenhamos sempre em mente um plano individual projetado para o nosso desenvolvimento, que sabemos é base fundamental para a nossa atividade.

Destaco aqui alguns elementos que compõem um DPC de elevado e robusto nível:

Educação: Formação e Desenvolvimento de Competências de Coaching 

Criar um ambiente para o Coach estar no papel de estudante e ganhar exposição a partir de uma variedade de campos, sejam eles específicos para Coaching ou conteúdos auxiliares que podem melhorar a capacidade geral de servir a sua clientela de uma forma bem-sucedida.

Vários componentes deste elemento podem ser categorizados abaixo:

  • Treinamento adicional específico do Coach ou Continuidade de treinamento em Coaching que outorguem Créditos de Educação Continuada (CCE);
  • Eventos de desenvolvimento profissional (CCE);
  • Treinamento em ferramentas de Coaching (CCE).

Mentoria 

Fornece assistência profissional para alcançar e demonstrar os níveis de competência e capacidade de Coaching exigidos pelo nível de credencial desejado. O Mentor Coaching deve ter lugar durante um tempo prolongado (mínimo de três meses) em um ciclo que permite a escuta e feedback do Mentor Coach, permitindo também reflexão e prática por parte do indivíduo que está sendo mentorado.

A mentoria cria ainda um espaço seguro e confiante para a entrega de feedback, usando um tom respeitoso, claro e livre de julgamento. Ela é centrada no desenvolvimento das Competências Fundamentais da ICF, revendo e fornecendo feedback oral e/ou escrito sobre uma série de sessões de Coaching do mentor, usando exemplos específicos das sessões para que:

  • O aprendiz saiba exatamente o que está fazendo de forma correta;
  • O aprendiz entenda o que precisa ser feito para desenvolver um nível mais profundo no Coaching;
  • Articula, com detalhes e exemplos específicos, o que está sendo observado e o desenvolvimento específico necessário para passar para o próximo nível de competência.

Supervisão: Diálogo Reflexivo

Quando um Coach traz o seu trabalho para o ambiente da supervisão, o diálogo de aprendizagem colaborativa entre Coach e Coach Supervisor pode:

  • Assegurar ao Coaching as melhores práticas e garantir o crescimento contínuo e o desenvolvimento da prática de Coaching;
  • Fornecer uma oportunidade para auto entendimento, e o entendimento do cliente, do sistema do cliente e as escolhas feitas com o envolvimento;
  • Aumentar a consciência das reações pessoais em relação ao cliente e/ou ao sistema, e fornecer um lugar seguro para explorar essas reações;
  • Servir como uma função restauradora.

A supervisão de Coaches pode incluir:

  • Explorar o processo interno do Coach através da prática reflexiva;
  • Rever o estabelecimento do acordo de Coaching e quaisquer outros contatos psicológicos ou físicos, implícitos e explícitos;
  • Descobrindo pontos cegos e processos paralelos;
  • Problemas éticos;
  • Garantir que o Coach é “apto para o propósito” e, talvez, oferecendo responsabilização;
  • Analisar todos os aspectos do ambiente do Coach e do cliente para oportunidades de crescimento no sistema;

Pesquisa e Ensino

Essas atividades permitem um exame aprofundado de uma determinada área de assunto dentro da disciplina de Coaching para experimentar e testar a eficácia de diferentes abordagens, como por exemplo:

  • Aumentar conhecimento básico sobre a arte e a ciência do Coaching;
  • Contribuir para o avanço da teoria de Coaching e o estabelecimento de melhores práticas baseadas em evidências;
  • Disseminar a pesquisa e treinamento para o Coach;
  • Estabelecer uma maior credibilidade para o Coaching como uma disciplina através do encorajamento e apoio das melhores práticas de pesquisa e desenvolvimento teórico resultante na prática de Coaching;
  • Fechar a lacuna entre a pesquisa de Coaching e a prática de Coaching, combinando a prática baseada em evidências com evidências baseadas na prática.

Pesquisa e Ensino podem incluir:

  • Elaboração e apresentação de currículos que foram submetidos à ICF para aprovação como CCE – Crédito de Educação Continuada, ACSTH – Horas Específicas de Treinamento em Coaching aprovadas pela ICF, ou ACTP – Programa de Formação em Coaching Certificado pela ICF;
  • Atuar como instrutor de treinamento credenciado pela ICF para a Publicação de pesquisas revisadas por pares;
  • Publicação escrita (com documentação que verifica a data de publicação).

Para um melhor entendimento de como o DPC pode ser estruturado, costumo me apoiar no modelo indicado pela ICF, conforme tabela abaixo:

CompetênciaCapacidadeHabilidade
Educação: Formação e desenvolvimento das Competências de CoachingXX
Mentoria XX
Supervisão: Diálogo ReflexivoXX
Pesquisa e Ensino XX

Fonte: International Coach Federation*

DEFINIÇÕES: 

COMPETÊNCIA (Competency)

O Coach tem as competências necessárias? A educação específica para as Competências Fundamentais da ICF vem sob a forma de treinamento em Coaching, workshops e/ou eventos de cada Capítulo ICF onde um Coach pode ganhar especificamente mais habilidade para usar consistentemente as Competências Fundamentais. A fim de promover continuamente as Competências de um Coach, o Mentor Coaching para credenciamento ICF é considerado obrigatório para credenciamento e/ou para a renovação de uma credencial.

CAPACIDADE (Capability)

É o Coach ser capaz de aplicar consistentemente as Competências Fundamentais de forma adequada e dentro de seu processo de Coaching? Uma vez que as Competências são desenvolvidas, o Coach precisa saber decidir como aplica-las em diferentes situações e contextos.

HABILIDADE (Capacity)

Será que o Coach tem a inteligência emocional e sabedoria para intervir em processos de Coaching complexos? Como a indústria de Coaching avançou e os Coaches tornaram-se mais qualificados, também a estrutura deve avançar para apoiar o crescimento do Coach. A ICF, portanto, reconhece a supervisão de Coaches, juntamente com a prática reflexiva contínua, pesquisa, pesquisa e treinamento de Coaches como parte do crescimento do Coach experiente. O modelo é ainda conhecido como a Estrutura de Maturidade do Coaching dos três C(s) Competency, Capability e Capacity

A ICF está empenhada em proporcionar oportunidades para que os treinadores desenvolvam e cresçam de forma profissional através destes elementos do CPD. A credencial ICF é projetado para refletir esses diferentes níveis de proficiência através da jornada de desenvolvimento profissional e são afirmações para o treinador, ao mesmo tempo que transmite consistência no mercado para os clientes.

Bibliografia:

  1. Site da International Coach Federation: http://www.coachfederation.org
  2. Broussine, Mike: http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/09513550010356520
  3. Clutterbuck, David: https://www.davidclutterbuckcom
  4. Drake, David: http://www.narrativecoaching.com/dr-david-drake.html
  5. Hawkins, Peter: http://www.teamcoachingzone.com/dr-peterhawkins/
João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
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