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O desafio do RH: o momento de comunicar a demissão!

Na realidade econômica do país, onde temos um índice exorbitante de desempregados, ficou mais difícil assumir a responsabilidade de dizer – Você está demitido!

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Alô Amigo! Relacionar é algo muito difícil nos dias atuais e percebo em todas as palestras que ministro e que participo que essa dificuldade ultrapassa o âmbito pessoal e invade de maneira fulminante o profissional.

Recentemente, eu estive com um grupo de alunos de uma tradicional instituição de ensino e fui muito questionado sobre o tema de como se comportar em situações complicadas ou em desacordo com as opiniões dos companheiros ou dos liderados ou, até mesmo, de colaboradores da empresa que pertencem a setores distintos da própria área.

A preocupação é muito grande junto aos jovens profissionais e nos questionamentos, principalmente, para as turmas do curso de gestão de recursos humanos, a forma de passar a informação a qualquer profissional, presencialmente, é o maior desafio para quem busca o aprimoramento nesta área de atuação.

Questionamentos que vão além de comunicar uma promoção, contratação, orientação de novos processos ou o bicho de sete cabeças, a demissão. Na realidade econômica do país, onde temos um índice exorbitante de desempregados, ficou mais difícil assumir a responsabilidade de dizer – Você está demitido!

A vida não é um reality show e o espetáculo não deve invadir as salas de reuniões das empresas e o profissional de RH tem que entender que sua ação definirá o destino de dezenas pessoas diretas ou indiretas ligadas ao profissional que sentará em uma cadeira para ouvi-lo proferir essa temível frase. Por isso, a comunicação tem que ser a mais cautelosa possível, avaliando todas as variáveis com muito cuidado, pois o profissional é responsável em transformar ou direcionar a vida do indivíduo para dois estados da consciência humana, o estado de felicidade e o de angústia.

A comunicação, neste momento, tem que ser perfeita e eficaz, no qual eu afirmo, que a autenticidade e veracidade transcendem qualquer padrão de frases ou palavras que serão ditas e eternizadas pelo interlocutor ao receptor.

A transparência é fundamental para que a pessoa, que recebe a informação, entenda a essência do motivo do qual foi desligada da empresa, podendo tirar proveito da situação, fortalecendo o autofeedback, facilitando o reconhecimento de alguma área de sua vida que precisa de melhoria e aprimoramento.

Diante da abordagem, acima, voltamos ao tema relacionamento, requisito básico para o profissional moderno, que muitas vezes se exime ou se esquiva de tomadas de decisão devido ao vínculo criado com o tempo de convivência na companhia. Todavia, esse é o momento de se expressar de forma natural e categórica, pois quanto mais verdadeiro e autêntico o gestor for, melhor será o entendimento da informação, sem nenhum receio de remorso de ter prejudicado um amigo.

O bom profissional entenderá a decisão, indiferente da consequência, pois o sábio é aquele que aprende com as pessoas e desenvolve melhorias diante de novas informações recebidas. Para quem transmitiu a mensagem, a certeza de um aprendizado ainda maior, pois soube se comunicar com sabedoria e inteligência.

Sidney Botelho

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
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Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 - Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 - Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 - Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 - Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
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