fbpx

O Conceito de Si começa pela Autoestima… como está a sua?

Como se constrói a autoestima? Por que ela influencia tanto no nosso comportamento? Será que na vida está dando tudo certo para que a autoestima esteja normal ou alta?

1610
1610

Como se constrói a autoestima? Por que ela influencia tanto no nosso comportamento? Será que na vida está dando tudo certo para que a autoestima esteja normal ou alta?

Decerto você se questionou sobre alguma das perguntas acima, portanto, vamos construir um conceito para que entenda como pode desenvolver e manter a sua autoestima.

A autoestima é o resultado da visão que tem de si, isso envolve os aspectos comportamentais, físicos, intelectuais, emocionais, conquistas profissionais e pessoais.

Não é um comportamento que será fixo, uma vez que alcançou não precisará de manutenção, acredito até que isso não seja novidade. Em todo comportamento humano existem fragilidades e vulnerabilidades, necessitando de ajustes para as situações cotidianas.

Sendo assim, a autoestima precisa do equilíbrio de alguns fatores:

  • Autoconfiança: nível de autoconhecimento e segurança que tem para conduzir situações;
  • Autoconfirmação: ser assertivo e benevolente com os outros, de se comunicar com clareza, aceitar e recusar sem sentir-se culpado;
  • Autoimagem: é o que a pessoa percebe de si mesma;
  • Eu Ideal: como gostaria de ser.

Após refletir sobre como estão esses fatores para você, terá o conceito de si, que é a sua visão integral de como é no cenário que está vivendo e o que falta fazer para sentir-se como deseja.

Ter consciência já facilita a construção da sua autoestima. Respeite a si, seus sonhos, seus valores e seja congruente como o que pensa, sente e faz, assim será capaz de manter uma autoestima que alavanca você!

Você se torna o que pensa,
Você se torna o que vê,
Você se torna o que escuta,
Você se torna o que ama.
(Rosette Poletti)

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...