fbpx

O comportamento do profissional está mudando, e agora?

Você sabia que se o seu comportamento profissional não acompanhar a evolução do mercado, sem perceber, você reduz sua empregabilidade?

comportamento profissional

O comportamento do profissional deve acompanhar a evolução do mercado, caso contrário, sem perceber, reduzirá a sua empregabilidade.

A pandemia que estamos atravessando acelerou todo o processo de evolução do mercado. Isso representa que também deveremos ser ágeis a fim de acompanharmos as necessidades atuais ou de um futuro próximo.

Este é o momento para pararmos e fazermos uma reflexão para analisarmos qual será a tendência do ambiente profissional para os próximos anos. Após verificarmos o cenário que está se formando, torna-se fundamental que façamos uma autoanalise, para nos adequarmos à nova realidade.

Muitos continuarão em home office o que representa que deveremos observar com atenção a nossa Inteligência Emocional, inclusive o nosso nível de presença profissional e liderança. Afinal essas características apresentam diferenças significativas no mundo virtual.

É de fato imprescindível observar a qualidade de nossa comunicação e assertividade. Isso porque à distância, todo nosso gestual e postura corporal, tão importantes na comunicação presencial, deixam de ser observadas.

Existem algumas competências que devem ser priorizadas neste novo tempo, a saber:

1. ESTRATÉGIA

O profissional deverá estar preparado para agir com visão sistêmica. Ser eficiente e rápido. Sempre tendo como grande objetivo a construção de situações positivas e desejáveis para ele próprio, para a equipe e para quem o contrata.

2. PROPÓSITO

O propósito é a essência da vida de uma pessoa. O profissional que tem um propósito para sua vida é mais motivado e apresenta um comportamento positivo, o que resulta assim, reflexos em sua saúde e bem-estar.

3. LIDERANÇA

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para atingir um objetivo. Hoje o líder deverá, necessariamente, humanizar os seus relacionamentos buscando o melhor em cada indivíduo a fim de que, juntos, possam atender às necessidades da organização.

Existem outros comportamentos essenciais para o novo profissional, contudo aqui, trataremos estes três, deixando para um futuro próximo tratar das competências emocionais, necessárias para o novo mundo.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Quer solucionar um problema pessoal? Busque dentro de você!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa