Anúncios

O Coaching e a relação com os outros

Sendo o Homem um ser sociável, as relações com os outros e consigo próprio são fundamentais para que tenha uma vida plena.

relações com os outros

Sendo o Homem um ser sociável, as relações com os outros e consigo próprio são fundamentais para que tenha uma vida plena.

O Coaching é um processo formado por várias técnicas e conhecimentos previamente estudados por especialistas na área, que tem como objetivo ajudar o seu conhecimento interior e a relação com os outros. Esta metodologia tem como objetivo obter resultados em vários contextos de vida, sejam eles pessoais, profissionais, sociais, familiares, espirituais ou financeiros.

Este é um processo que visa trazer mudanças positivas e duradouras para a sua vida. Com o Coaching, conseguimos ajudar a que passem a ver a vida de uma outra forma e que consiga ultrapassar barreiras e obstáculos, fazendo com que desta forma haja uma evolução.

O processo de Coaching ocorre quando traçamos objetivos individuais que devem vir a ser cumpridos. Esta superação pessoal fará com que haja um aumento da sua autoconfiança. A quebra de obstáculos e barreiras previamente colocadas por nós mesmos também é trabalhada para que deixe de ser um impeditivo para o alcance de objetivos. Desta maneira, a pessoa consegue vir a atingir seu potencial máximo e alcançar metas, que talvez sem a ajuda do Coach não seriam possíveis.

Todas estas mudanças e transformações positivas na nossa vida, fazem com que estejamos em harmonia conosco, logo as relações com os outros serão consequentemente melhores.

O Coaching não se destina apenas às relações amorosas, também é muito importante nas relações entre pessoas.

O Autoconhecimento

É essencial conhecermos a nós mesmos para conseguimos antever como reagimos a determinados cenários. Saber as nossas reações e sentimentos quando confrontados com determinadas situações, de forma a conseguirmos superá-las da melhor forma possível. O Coach tem um papel fundamental neste processo, pois fornece várias técnicas e dicas para que se consiga chegar ao autoconhecimento.

Após o processo de autoconhecimento conseguimos antever picos de stress e situações que nos causam esse desconforto. Saber que ficamos ansiosos e estressados com determinadas situações é importante para saber como agir e, dessa maneira, minimizar ao máximo esses sintomas. Existem diversas formas de minimizar o stress; o Coach irá ajudar e acompanhar todo esse processo.

É evidente que se estamos bem com nós mesmos vamos ser melhores pessoas e, consequentemente, conseguir ter relações mais saudáveis. O homem é um ser sociável e por isso a convivência com terceiros é imperativa para que tenhamos uma vida equilibrada.

Por vezes, a gestão do nosso tempo não é feita de forma mais equilibrada e ajustada às nossas necessidades. Sejam elas pessoais ou profissionais. Havendo esta capacidade de autoconhecimento conseguimos ser pessoas mais calmas, equilibradas e consequentemente mais organizadas, desta maneira conseguimos gerir melhor o nosso tempo e sermos mais produtivos.

O desempenho pessoal e profissional é fundamental para que nos sintamos realizados. A realização é uma fonte de motivação para o ser humano. Todos estes pontos se encontram interligados para que haja uma harmonia na sua vida.

O Eneacoaching

A personalidade tem um impacto incalculável sobre a forma como interagimos com os que nos rodeiam. É, na realidade, o nosso maior e mais consciente filtro e condiciona irremediavelmente a forma como lideramos, comunicamos, interpretamos e somos interpretados.

A personalidade tem associada um conjunto de comportamentos e padrões que se repetem de uma forma permanente e inconsciente. Esta inconsciência é, de resto, o que dificulta o nosso processo autônomo de transformação consistente. Sem atuarmos sobre a personalidade, e se apenas nos cingirmos a comportamentos, estaremos a trabalhar sobre drivers da transformação e da performance.

Umas das ferramentas mais poderosas de autoconhecimento utilizadas no Coach é, sem margem para dúvidas, o Eneagrama. O Eneagrama é um instrumento único na obtenção de melhores soluções na dinâmica do ambiente de trabalho, pessoal e relacional como suporte à boa interação das pessoas, à melhor liderança, à prevenção de conflitos, à melhoria da comunicação, da motivação e do desempenho.

O Eneacoaching é a nova corrente do Coaching e da Liderança, a qual trabalha cada tipo de personalidade no sentido de maximizar as capacidades da sua personalidade e a expansão dos horizontes do seu verdadeiro potencial. Potencial este, que muitas vezes desconhecemos. Conhecermos-nos de uma forma profunda, termos consciência dos nossos padrões de comportamento e percebermos porque razão fazem parte de nós é aprender a aceitar-nos, a amar-nos e, acima de tudo, aprendermos a lidar com os outros.

Eduardo Torgal
http://www.eneacoaching.com/

 

⚙️ Eneacoaching
Eduardo Reis Torgal atua como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. É palestrante em Portugal e em outros países da Europa. É mentor e fundador do Instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil onde treina outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística; é professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional em várias pós-graduações em ensinos Portugueses assim como na Academia Força Aérea Portuguesa. Professor supervisor pela escola tradição narrativa – Helen Palmer e David Daniels para Portugal e Brasil. É autor de 3 livros: “Descubra a sua personalidade com o Eneagrama” (2013, Topbooks), “40 dias e um segundo para mudar a sua Vida” (2014, Topbooks) e “A arte da guerra na transformação pessoal” (2014, Topbooks).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa