fbpx

O Coaching como Ferramenta de Endomarketing!

O Coaching e a Mentoria são instrumentos de grande valia para capacitação de funcionários e para influenciar as ações decorrentes a serem orientadas ao objetivo fim e à satisfação dos clientes.

Os pesquisadores Graziela Oste Graziano, Cristiano André Peixoto, Andrea Kassouf Pizzinatto e Dagmar Silva Pinto de Castro, no final de 2013, consolidaram os resultados de uma pesquisa com o objetivo de identificar as dimensões envolvidas na implementação do Coaching e da Mentoria em apoio à atuação do gerente como gestor junto à sua equipe, em situação real de trabalho. O estudo também inclui investigação em relação à Mentoria e ambos os resultados mostraram evidências interessantes.

Um dos princípios que norteou o estudo é de que os principais objetivos do treinamento e do desenvolvimento de pessoas refletem necessidades advindas das mudanças econômicas, tecnológicas e sociais do mercado onde a empresa atua, exigindo a efetivação de planos de formação profissional que sejam flexíveis, dinâmicos e atualizados.

Os autores citam, como exemplo, que no processo de globalização as empresas necessitam investir na capacitação do corpo funcional no aprendizado de outro idioma, preferencialmente de países com os quais a empresa pratica relações de negócio. Nesse contexto, requer-se do gerente o claro papel de formação de sua equipe, preparando-a e inspirando-a no sentido de assumir as iniciativas necessárias.

É quando o Coaching e a Mentoria surgem como instrumentos de grande valia para duas áreas funcionais da organização, como a de Recursos Humanos e a de Marketing. Em ambas, valem como ferramenta de capacitação de funcionários e no relacionamento interno e, especialmente na segunda, para influenciar que as ações decorrentes sejam orientadas ao objetivo fim e à satisfação dos clientes.

A pesquisa correspondeu a uma revisão da teoria e à aplicação de questionários para funcionários de redes varejistas, em Piracicaba. O questionário apresentou questões pertinentes aos conteúdos e objetivos dos programas capacitação e os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, que consiste em reduzir uma grande massa a uma representação resumida. Esses dados também foram analisados por metodologia qualitativa, com a chamada análise do conteúdo.

Uma visão geral do perfil dos respondentes mostra a faixa etária de 20 a 30 anos, com expressiva maioria do sexo feminino, presença no mercado profissional inferior a 5 anos e a renda familiar mensal entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil. A pesquisa identificou que praticamente todos tiveram algum tipo de capacitação contando com a presença de gerentes, por pelo menos 8 horas, e usando o Coaching como processo de apoio. Quanto à Mentoria, os pesquisadores concluíram que ela está presente na organização e, normalmente, é aplicada pelo líder da equipe para ajudar na consecução do trabalho.

Finalmente, a pesquisa identificou que todos os respondentes indicaram melhorias e, com mais ênfase, essas se deram na forma de maior agilidade no trabalho, aumento da competência pessoal e da qualificação profissional. Portanto, a aplicação combinada de Coaching e Mentoria na relação da empresa com os profissionais mostrou que mais facilmente são identificadas as pessoas adequadas a realizar trabalhos específicos e, além disso, que a qualidade dos serviços prestados acaba sendo determinante na competitividade dessa empresa no mercado.

Portanto, que tal você avaliar até que ponto essa realidade positiva se parece com a da sua empresa?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa