fbpx

O Campo do Mentoring

Um departamento da empresa, uma sala de aula, um restaurante ou uma família – as atividades ali presentes vão ocorrer dentro de um espaço delimitado que adquire movimento energético, frequência ou clima.

Quero dar as boas vindas a você que está lendo este artigo, que possamos interagir e termos aprendizados mútuos, pelo menos a cada quinze dias!! Explico: estou estreando como colunista quinzenal nesta maravilhosa revista. Atuo na área da transformação humana e sou o mentalizador do Sistema ISOR® – um conjunto de ferramentas e roteiros para atividades de Mentoring e de Coaching. Pretendo trazer instrumentais, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências adquiridas durante 30 anos de estudos e exercício profissional.

Escolhi nesta edição compartilhar conhecimentos sobre campo, um tema ainda pouco explorado, mas de fundamental importância em todas as atividades humanas, em especial quando tratarmos sobre a emergência da sabedoria de campo e a construção do futuro emergente.

Campo é o espaço e a energia decorrente de eventos, atividades ou ações. Como exemplos cito um departamento da empresa, sala de aula, restaurante ou uma família – as atividades ali presentes vão ocorrer dentro de um espaço delimitado que adquire um movimento energético, frequência ou clima: é isto que denomino de campo.

O mais interessante de tudo é que quando formamos um campo, a ordem ou a forma como os acontecimentos se desencadeiam serão correspondentes ao campo formado, ou seja, cada campo tende a direcionar os eventos internos segundo a organização da energia presente. Há inúmeros exemplos do quotidiano onde vemos pessoas se comportarem segundo o clima (campo) do local ou do ambiente.

Quando falamos de atividades de Mentoring de uma forma geral, podemos falar também do campo formado pelas práticas desta metodologia. Ali tende a ocorrer atividades nobres, de respeito, de insights e autodescobertas, além da elevação de consciência e busca da felicidade humana. Em outras palavras, se você quiser atuar como um Mentor precisará compreender, adentrar e também criar este campo. Para isto será necessário cumprir ao menos três requisitos básicos, que são:

Primeiro

Intenção clara e atitudes prestativas.

A intenção é o pano de fundo ou aspecto sutil que permeia todas nossas ações. A intenção deve ser clara, ou seja, estarmos genuinamente motivados a beneficiar as pessoas de forma incondicional.

Segundo

Capacidade de acesso à sabedoria interior.

O verdadeiro sucesso de um Mentor não vem só de sua capacidade lógica ou analítica, mas vem também da sua capacidade de acessar a própria sabedoria interior. Através desta sintonia ocorrerão insights, sensações e percepções que ultrapassam o mundo da razão – que fará com que o Mentor saiba fazer o melhor pelo seu cliente. Quando o campo entre o Mentor e seu Mentorado é harmônico, a sabedoria interior se manifestará naturalmente a ambos e o Mentoring fluirá de forma natural e positivamente.

Terceiro

Consciência dos seus referenciais mentais.

Um Mentor precisa ter a clara consciência de que nossos referenciais mentais literalmente criam o mundo que percebemos, ou seja: o mundo é criação da própria mente. Este é um ponto fundamental no Mentoring, pois as mudanças desejadas pelo cliente só podem advir da mudança de mentalidade, ou seja, pela aquisição de visões, valores, paradigmas e referenciais mais elevados que mudarão o mundo do cliente.

Marcos Wunderlich

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa