O cachorro que subia na árvore

Hábitos e comportamentos são aprendidos por referência. Escolha bem as suas companhias!

Certa vez, durante uma viagem de férias, decidi passar alguns dias em um lindo sítio.

Chegando ao local fui recepcionada pela família amiga – um casal quase da família que não via há anos. E entre sorrisos e abraços fui gentilmente atacada de lambidas por um vira-lata e 4 macacos nativos da área.

Marilucia, minha amiga, comentou que trouxe Toby ainda filhote e que temeu a convivência dele com os macacos. Porém, desde sempre tiveram muita afinidade e parceria.

Com o passar do dia observei surpresa o comportamento dos bichos. Aceitavam a comida que lhes era oferecida, tomavam água na varanda que abrigava uma fonte artificial de água e interagiam como amigos íntimos – brincavam e pegavam bolinha e disputavam frutas e petiscos com diversão.

Quando questionei minha amiga sobre a forma dócil dos macacos:

– Marlucia, seus macacos são quase cachorros, hein? Aceitam cafuné, recepcionam com festa as pessoas que chegam e brincam com bolinha!

Ao que ela me respondeu:

– Olhe no galho daquela árvore!!!

Foi quando avistei Toby subindo ainda que desajeitado no galho mais alto da frondosa árvore e sendo apoiado pelo seu amigo macaco.

Moral da história: se você quer chegar ao topo, tenha amigos que saibam escalar montanhas. Você vai desenvolver as habilidades com eles e ainda que não tenha muito jeito, eles vão te apoiar na subida!

Hábitos e comportamentos são aprendidos por referência. Escolha bem as suas companhias!

Betânia Machado tem mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais, em especial na área de comunicação e marketing. Sua atuação profissional atual, envolve iniciativas em múltiplos negócios que convergem para o desenvolvimento humano, como cursos, palestras e programas que utilizam ferramentas de Coaching como plataforma de trabalho. Formada em comunicação social com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, também é master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach de Excelência pela Academia Emocional, e analista comportamental com dupla certificação (nacional e internacional).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa