fbpx

O Bem-estar Próspero Para a Vida Pessoal e Profissional

Segundo Pesquisa em 150 países, 98% da população do planeta tem a visão de que ter bem-estar não significa simplesmente ser feliz, mas se caracteriza por cinco elementos essenciais. Você sabe quais são?

O Bem-estar Próspero Para a Vida Pessoal e Profissional

O Bem-estar Próspero Para a Vida Pessoal e Profissional

Uma pesquisa realizada antes da Pandemia pelo Gallup em 150 países mostrou a visão de 98% da população do planeta. E identificou que ter Bem-estar, não significa simplesmente ser feliz, mas se caracteriza por cinco elementos essenciais.

De acordo com Tom Rath e Jim Harter:

“O bem-estar consiste na combinação do nosso amor pelo que fazemos diariamente, a qualidade de nossos relacionamentos, a segurança de nossas finanças, a vitalidade de nossa saúde física e o orgulho que temos pelo que contribuímos às nossas comunidades”.

Assim, os cinco fatores essenciais que determinam o bem-estar prospero são:

1. Bem-estar profissional

É com o trabalho que ocupamos a maior parte do nosso dia e de nossa vida, seja como profissional em uma empresa, ou como empreendedor, como sacerdote, nas atividades domésticas, como voluntário, como o aposentado distribui o seu tempo diariamente, ou até o catador de reciclável.

Podemos dizer que a pessoa com bem-estar próspero é aquela que acorda todos os dias para fazer o que faz e que gosta de fazer.

A identificação com o que faz, com as pessoas com quem ou para quem faz, também são elementos importantes para que exista esse bem-estar próspero.

Profissionais com líderes que reconhecem e dão espaço para o desenvolvimento profissional e pessoal são, de fato, mais realizados em seu trabalho.

2. Bem-estar Social

Pessoas com laços familiares ou de amizades significativos, agem de forma positiva, com sucesso e tem amor pela vida.

Ter uma rede de apoio nos ajuda a lidar com as adversidades inesperadas, enfrentando assim as tempestades com mais segurança.

As pessoas com bem-estar social próspero separam uma parte do seu tempo para estar, falar ou trocar mensagens com os seus amigos e família.

3. Bem-estar financeiro

Ter recursos financeiros para a subsistência e necessidades básicas é fundamental, mas ter dinheiro em abundância não significa ser feliz.

O que se verifica é que pessoas com alto bem-estar financeiro administram bem os recursos que têm. Gastam o que possuem com sabedoria.

Eliminar o estresse de dívidas trás bem-estar, além de utilizar o seu dinheiro de forma a adquirir maior conhecimento através de livros e viagens.

4. Bem-estar físico

As nossas opções de hábitos do presente determinam a nossa satisfação com a nossa saúde no futuro.

O fato é que definir uma dieta que nos dê saúde e energia, além de exercícios físicos e ter sono equilibrado, não só combatem o estresse inevitável da vida, equilibra o nosso sistema imunológico, como também leva a um bem-estar físico.

5. Bem-estar na Comunidade

Esse fator se inicia em pequenas ações que podem ser em nossa casa. Evitar desperdícios, separar o lixo reciclável, cuidar da rua em que vivemos, estar atento como a nossa cidade é dirigida.

Ter uma morada digna, viver numa comunidade da qual nos orgulhamos, ter a segurança necessária, são elementos que de fato trazem bem-estar.

Quando nos doamos para o benefício dos outros, isso então reverbera e se traduz em retorno para o nosso bem-estar na comunidade.

Além de definir esses cinco elementos, a pesquisa revelou que apenas 7% da população do planeta identifica bem-estar próspero nas cinco áreas. E 66% em pelo menos uma.

Essas informações nos levam a pensar que temos muito o que fazer em prol do nosso bem-estar. Porque para que ele seja próspero é necessário o autoconhecimento de como estamos agindo em nossas vidas. O que estamos deixando de fazer, viver e aprofundar.

A Pandemia nos levou ao isolamento, mas as redes sociais nos salvaram. Pudemos estar presentes na vida de outras pessoas, bem como exercer as nossas atividades profissionais. Contudo, nem tudo foram flores, afinal o contingente de vidas perdidas e negócios naufragados foi grande.

Os adoecimentos por Ansiedade e Depressão se evidenciaram exponencialmente. Bem ou mal, aprendemos a viver o caos. Agora as atividades se reiniciam com parcimônia e muito cuidado. Vamos ao rescaldo e à reconstrução das nossas vidas e focar no nosso bem-estar próspero.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o Bem-estar Próspero Para a Vida Pessoal e Profissional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

Confira também: Alerta Setembro Amarelo: Começa a Campanha de Prevenção ao Suicídio

 

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa