Anúncios

O autoconhecimento nos leva a evoluir e viver de forma mais significativa

O autoconhecimento é um processo progressivo que nos permite reconhecer nossas falhas e valor pessoal, assim nos ajuda a ter escolhas mais conscientes e autônomas

1360
1360
o autoconhecimento ajuda

O autoconhecimento nos ajuda a evoluir e viver de forma mais significativa

Ao longo de nossas vidas, passamos por diversas experiências e todos os acontecimentos nos servem de aprendizagem, inclusive os que nos causam angústia e sofrimento. Quando conseguimos aceitar as experiências e enxergá-las como parte de nosso processo evolutivo, somos capazes de ressignificar e seguir adiante, mais fortalecidos.

A vida é movimento e tudo passa, nada é permanente. As dificuldades pelas quais podemos estar passando no momento, não vão durar para sempre. Tudo tem seu tempo certo para terminar. Quando procuramos compreender o que acontece conosco, reconhecendo o que é preciso transformar, então somos capazes de superar.

Cada um de nós tem sua jornada no mundo, seu próprio caminho, feito de sonhos, objetivos, alegrias, decepções, conquistas, perdas, vitórias. A vida é feita de escolhas e das decisões que tomamos. Por isso, não devemos nos paralisar pelo medo e pela dor porque sempre haverá um recomeço, sempre haverá uma nova oportunidade.

Algumas pessoas passam pela vida sem tomar consciência de suas escolhas. Preferem viver a vida no automático, com conformismo, sem pensar muito nas consequências de suas decisões e de sua autorresponsabilidade.

Outras pessoas possuem objetivos claros e planejam cada passo, mas quando a vida sai dos trilhos e do controle do que definiram, podem ser tomadas por uma grande frustração e descontentamento. Assim possuem uma grande dificuldade de lidar com mudanças e imprevistos.

Podemos criar alguns padrões e crenças sobre nós mesmos que podem nos paralisar e impedir de utilizarmos todo o nosso potencial. Quando não estamos satisfeitos com algum aspecto de nossas vidas, não precisamos mantê-lo. É possível focar em quem desejamos nos tornar e trabalhar para “vir a ser” o que queremos.

É importante encontrar o equilíbrio. Ter objetivos, mas também ter flexibilidade para lidar com imprevistos e com o fluir da vida. Muitas vezes, deixamos de viver oportunidades por não estarmos atentos às possibilidades que temos à disposição, por estarmos presos ao que não deu certo.

Cada um de nós tem seu ritmo interno e é necessário aprender a respeitar o tempo de cada um. É preciso deixar que cada um faça suas descobertas e suas escolhas por si mesmo, para então se desenvolver e se tornar independente, conseguindo tomar suas próprias decisões.

O autoconhecimento é um processo progressivo, que nos permite reconhecer nossas falhas e nosso valor pessoal, desta maneira nos ajuda a alcançar escolhas mais conscientes e autônomas. A autorregulação emocional nos ajuda a lidar com nossas emoções, sem nos deixar ser comandados por elas, mas usá-las ao nosso favor.

O autoconhecimento nos ajuda a fazer escolhas mais amorosas, ao cuidarmos de nós mesmos, cuidamos do outro. Quando somos pais, é preciso dar espaço e permitir que nossos filhos aprendam através das tentativas e do erro, sem desejar apressar as coisas, até que se sintam preparados e assim adquiram segurança sobre suas ações.

Para ensinar, é preciso paciência e a compreensão de que cada um tem o seu próprio tempo para florescer. O amor e o respeito às diferenças de aceitar o outro tal como ele é, cria um mundo melhor onde todos se beneficiam.

Nossos objetivos devem estar pautados em crescer sempre em sabedoria e compreensão. Colocar nossos dons e talentos para o bem comum e desenvolver o potencial que nos pertence.

Nunca devemos nos contentar em nos manter estáticos e acomodados. Há sempre algo novo e maravilhoso para se aprender e para se descobrir nesta vida. Mantenha-se aberto e receptivo para as inúmeras possibilidades que se apresentam.

Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/

Confira também: Férias, uma grande oportunidade de desfrutar momentos ao ar livre

 

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa