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O ápice da virada

É comum organizações afirmarem ter equipes de cocriação, que incentivam o trabalho em equipe e a colaboração pontual de líderes no desenvolvimento sempre com olhar clínico para solução de qualquer “Gap”. Porém o que observamos diariamente é um manancial de “ZÉS”.

É comum organizações afirmarem ter equipes de cocriação, que incentivam o trabalho em equipe e a colaboração pontual de seus líderes no desenvolvimento sempre com olhar clínico para solução de qualquer “Gap”.

Porém o que observamos diariamente é um manancial de “ZÉS”. O colaborador que efetua as tarefas com a responsabilidade integral para solucionar todos os problemas, enquanto seus verdadeiros responsáveis se eximem de quaisquer responsabilidades e se dizem temerosos com o futuro das profissões, mas não alteram suas atitudes e comportamentos.

Profissões repetitivas serão com toda certeza extintas e substituídas pela Inteligência Artificial (AI).

Chegamos definitivamente ao ápice da virada, devemos agir contra esta epidemia que vem se alastrando por décadas em nossa sociedade e organizações.

Nossas ideias, mensagens, comportamentos e atitudes se espalham como vírus. Há tempos insisto em vários artigos para que devemos passar exemplos claros e comportamentos positivos contagiando estas pequenas mudanças que surtirão grandes efeitos para a transformação neste momento decisivo, bastando novas atitudes para desfazer o equilíbrio e desencadear a “epidemia positiva”. Este momento, chamamos de “O Ápice da Virada”, grandes mudanças decorrem de pequenos acontecimentos propagados no momento certo.

Para tal transformação é necessária a ação propriamente dita das pessoas que compartilham suas novas atitudes, gestos e comportamentos tornando-se uma epidemia de crescimento e desenvolvimento humano.

Quando um ser humano muda, leva consigo outro ser humano e novos grupos.

Veja como o contágio é verdadeiro, leia e pense na palavra BOCEJAR.

Com toda certeza só porque mencionei esta palavra você sentiu uma imensa vontade em bocejar não é mesmo? E nos cinemas quando alguém tosse ou espirra, segundos depois outras pessoas iniciam o mesmo comportamento, levando à epidemia de atitudes.

Estamos sempre modelando e reprogramando nosso mindset.

Exemplos de contágios crescentes negativos: a crise do desemprego, jogo da baleia azul e a substituição de várias profissões. A frequência negativa foi tão grande entre as pessoas que ficaram estagnadas construindo e criando problemas ainda inexistentes naquele momento.

Como estes exemplos influenciam negativamente?

  • Crise do desemprego: Até pessoas empregadas ficaram temerosas, porém não mudaram em nada suas atitudes e nem ao menos levaram frequências positivas para os demais. Não se atualizam afim de que suas profissões não caiam na repetição e sejam substituídas futuramente. Deixaram a epidemia da estagnação e do medo serem mais velozes.
  • Jogo da baleia Azul: Vimos a sociedade se manifestar totalmente na frequência negativa, pais apavorados, pessoas preocupadas em compartilhar a informação com fotos horríveis de jovens se mutilando sem qualquer ação efetiva em levar uma solução prevenindo novos adeptos. (de maneira alguma estou tirando a razão de pais temerosos, também tenho filhas adolescentes).

O que indago aqui é a principal atitude que muitos tiveram em propagar ainda mais este jogo, suas regras e etapas, levando a todos os lares a frequência de total negatividade além de despertar a curiosidade nos jovens que nem conheciam este jogo.

Ao invés disto, por que não procurar entender o que motivou estes jovens a entrarem no jogo e serem totalmente manipulados? Ao entender sobre este contexto, com certeza, nossas atitudes seriam diferentes e estaríamos criando uma epidemia do bem, propagando orientação e frequência positiva aos nossos jovens. Vamos ouvi-los, dar tempo de qualidade, ajudá-los em seu autoconhecimento (saber o porquê e para quê existem, quais são os seus talentos e habilidades), respeitar suas escolhas de profissão, enfim atuar em campanhas de desenvolvimento desta grande geração futura.

Como dizem os grandes gestores, se você tem um problema tire o foco e concentre-se em três soluções possíveis, pois com uma solução não temos opção e duas soluções se transformarão em dilema.

  • Substituição de profissão: Profissionais alarmados com suposta substituição condenando a tecnologia e a evolução do mundo.

Reflita e repense sua função, capacitando e se atualizando constantemente. Tarefas simples e repetitivas serão facilmente substituídas, mas o conhecimento, o amor, a emoção jamais serão substituídos por uma máquina. Lembre-se, para a construção e programação de qualquer máquina é necessário o conhecimento dos seres humanos.

Exemplos recentes de contágios crescentes POSITIVOS: O jogador Rodrigo Caio do São Paulo dando show de cidadania e ética e a recente reportagem sobre distribuição de livros para serem adotados, estimulando a leitura. Estes dois exemplos propagaram a frequência positiva entre a sociedade, o olhar para o outro, valores que muitos deixaram para trás, o respeito e amor pelo próximo desencadearam emoções, sentimentos mais puros e verdadeiros dentro de cada coração.

Como estes exemplos influenciaram Positivamente?

Rodrigo Caio foi alvo de inúmeras críticas pela atitude após o jogo contra o Corinthians, simplesmente pela sociedade estar acostumada a propagar comportamentos egoístas e de beneficio próprio, mas nos ensinou a alavancar a verdade, a ética, a transparência de atos, o respeito e o caráter, assumindo e aprendendo com os próprios erros.

A distribuição de grandes obras deixadas em partes públicas, para que sejam adotadas por novos leitores temporários nos traz o compartilhamento de informações, aprendizado, incentivo à leitura e aumento de repertório. Você conseguiu observar a emoção gerada nas pessoas que encontraram uma obra com a mensagem de leitura? Quer epidemia mais construtiva no desenvolvimento humano?

O autor Malcolm Gladwell em seu livro The tipping point destaca três perfis importantes que controlam as epidemias transmitidas oralmente, ou seja, o “ ápice da virada” em nossa sociedade: o Comunicador, Experts e o Vendedor.

Comunicadores: Propagam ideias e comportamentos. Os comunicadores são importantes não só pelo número de pessoas que eles conhecem, mas pelo tipo de pessoas que conhecem. Dependemos deles para termos acessos às oportunidades e mundos a que não conhecemos.

Experts: Eles acumulam conhecimentos, são colecionadores passivos de informações, existem em todas as profissões e faixas socioeconômicas. São pessoas com maior motivação social. Os experts têm o conhecimento e as habilidades sociais para iniciar epidemias de propaganda boca a boca. O que os distingue, não tanto pelo que sabem, mas como passam adiante. O comunicador pode dizer a dez amigos onde fica Los Angeles e metade aceitará. Já um expert dirá o mesmo a cinco pessoas, porém com tanta ênfase que todos aceitarão sua resposta. Seu objetivo não é persuadir e sim ensinar e ajudar.

Vendedores: Seus argumentos são racionais e coerentes, lidam com a emoção de fora para dentro, assim compreendemos como determinadas pessoas exercem grande influência sobre as outras.

Em uma epidemia social, o comunicador é a cola social, ele espalha, o expert é um banco de dados, fornecem as mensagens e o vendedor é capaz de nos convencer quando não acreditamos no que estamos ouvindo, eles são tão importantes para a epidemia da propaganda boca a boca quanto os outros dois.

Sofremos uma grande influência do meio em que vivemos, por isto propague somente frequências positivas e construtivas, plante o bem, o amor, a gratidão, mesmo que tenhamos inúmeras dificuldades devemos persistir na dose de esperança.

Olhe para o mundo à sua volta, ele não é fixo e implacável, com uma pequena mudança de comportamento e atitude podemos mudar a forma de lidar com a complexidade dele. Todos nós temos o dever de mudar a nossa sociedade e o mundo para a nossa e as futuras gerações. O que você está propagando atualmente em seus grupos comportamentos positivos ou negativos?

O ápice da virada é a reafirmação do nosso potencial para a transformação e o poder da ação inteligente. Este é o momento para repensar sobre suas atitudes e pensamentos.

“Inove seu presente e surpreenda seu futuro”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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