fbpx

O ano não pode mais começar após o Carnaval!

Você costuma usar a frase "o ano começa depois do Carnaval"? Se sim, ou você muda sua forma de pensar ou estará sempre distante dos seus objetivos e sonho!

o ano começa depois do Carnaval

Você é adepto ou já usou a frase: “o ano começa depois do Carnaval”? Se sim, me desculpe, mas ou você muda sua forma de pensar (mindset) ou estará sempre distante dos seus objetivos e sonho. Ou, para ser mais duro, fadado ao fracasso.

É assustador observar como em rodas de empreendedores e profissionais de treinamento, quando se pergunta sobre como está sendo o ano, a resposta quase sempre é a mesma, esse período do ano é sempre fraco, mas as expectativas são ótimas para os demais.

Se você realmente acredita nessa desculpa, lamento informar: meu ano já começou faz tempo e, posso afirmar, vem sendo ótimo. Na verdade, por mais estranho que possa parecer, o ano passado nem terminou.

O mundo de um empreendedor não pode ser pautado por esse tipo de pensamento e todos somos, em maior ou menor proporção, empreendedores. Podemos até tirar períodos de descansos, mas não podemos aceitar que nossos negócios fiquem estagnados por causa disso.

E o mesmo acontece em nossa vida pessoal. Pare e pense: será que é verdade ou utilizamos isso como desculpa para adiarmos as nossas decisões e mudanças de atitudes?

Eu, na posição de educador financeiro, afirmo que o ano não começa depois do Carnaval. Aliás 2020 começou bem antes do Carnaval. Basta lembrar das contas de janeiro e fevereiro, como IPVA, IPTU, entre outras. Ou seja, apesar de ser um evento grandioso e que deve, sim, ser aproveitado, não há como esperar o Carnaval acontecer para de fato iniciar um novo ano.

Temos que tomar as decisões necessárias para ter um ano diferente, mais próspero e sustentável financeiramente. E se não fez, pare de arrumar desculpa, pois se tiver a chance, com certeza vai fazer. É preciso fazer diferente se quiser mudar.

Comece fazendo um diagnóstico financeiro, o que é essencial para que você saiba para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Assim você poderá eliminar gastos desnecessários e destinar seus recursos para o que realmente importa: a realização de sonhos.

Aliás, é importante envolver toda a família e conversar sobre quais serão esses sonhos a serem realizados em 2020 e também nos próximos anos. Além disso, o que vocês farão para alcançar esses objetivos? Como irão economizar ou, até mesmo, multiplicar os ganhos? Este é um momento bastante propício para uma mudança de comportamento com relação ao uso do dinheiro.

Agora é a hora de fazer com que você e sua família montem um novo orçamento financeiro, coloquem os sonhos em primeiro lugar e, finalmente, alcancem o tão sonhado equilíbrio financeiro.

Mas esse é apenas um primeiro passo. A mudança tem que ser maior, tem que ser na mentalidade, no comportamento. Sempre falo, a dieta não começa na segunda-feira, nem a economia na quarta-feira. A ação de mudança precisa ser imediata. E falo mais, não existe sucesso sem sacrifício.

O ano só começa depois do Carnaval? NÃO! O ano não pode mais começar após o Carnaval!

Por isso, se 2020 já começou faz tempo para você, parabéns. Se vai começar agora, depois do Carnaval, sem problemas também, desde que realmente queira que ele se inicie e não esconda mais seus medos e inseguranças atrás desses atos de postergação. Com isso, com certeza seu caminho para o sucesso será muito mais simples, não dependendo de uma Quarta-Feira de Cinzas, na qual poderá estar de ressaca.

Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista

Confira também: Coaching e Terapia Financeira – uma relação complementar

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa