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O amadurecimento do home office

O home office pode ser uma mina de ouro ou um ponto destrutivo para você ou para a empresa. Confira 9 Pontos importantes você precisa saber!

o home office

O amadurecimento do home office

A mudança é uma tendência em expansão, assim como a dura realidade com os ambientes desafiadores. Pessoas estagnadas, ansiosas, dificuldades de adaptação, medo de não dar certo. Mas principalmente o despreparo diante do novo método de trabalho.

Para que você acompanhe as mudanças, é necessário mudar a maneira de agir, de pensar e sair definitivamente da zona de conforto.

Muito se fala sobre a falta de emprego, de oportunidades e de relacionamento direto com as pessoas. Entretanto, pouco se comenta sobre o método de trabalho que vem crescendo dia a dia, o chamado Home Office.

Alguns confiam e estão se adequando, enquanto outros acreditam ser uma forma inapta de trabalho. Viemos da era Agrícola e Industrial que trouxe impacto e contribuição importante para a sociedade. E, agora, na era digital, não é diferente e se faz necessário o rompimento de paradigmas.

O home office pode ser uma mina de ouro ou um ponto destrutivo para você ou para a empresa. Especialmente se não for bem estruturado, disciplinado e alinhado ao bem-estar tanto do colaborador, quanto da empresa.

Estar inserido neste sistema é a realidade atual de muitos brasileiros que perderam o emprego. Ou mesmo por decisão interna da empresa que mantém o seu colaborador no trabalho remoto.

É importante salientar, que não se trata de uma tarefa simples. Ao trabalhar com o home office, a organização do tempo é fundamental. Só assim a pessoa consegue dar conta de todas as suas tarefas, seja doméstica, filhos, somadas à demanda do trabalho. Esta é a chave para que este tipo de atividade seja bem-sucedida.

Iniciar e finalizar todas as tarefas, cumprindo-as dentro de um cronograma pré-estabelecido para o trabalho. E, não se esqueça: mesmo em um ambiente remoto, você está a serviço da empresa.

Outro ponto relevante é ter em mente, que você não está em férias ou em um feriado prolongado. Embora esteja em casa, não deixa de ser o seu trabalho.

O Centro de Inovação FGV-SP realizou uma pesquisa com mais de 400 trabalhadores sobre o home office. 56% deles afirmaram ter extrema dificuldade para equilibrar as suas atividades profissionais e pessoais. Isso devido a má organização e gestão do seu tempo.

O futuro deste trabalho é garantido e a sua crescente inimaginável. Isso devido aos pontos positivos que agregam tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Mas desde que seja bem definido e estruturado.

Para a empresa, os principais benefícios são: a redução de custos, maior produtividade, colaborador menos estressado, horário flexível e mais próximo da família.

Para o colaborador, o privilegio de planejar o seu horário de trabalho, o conforto do lar. Ou qualquer outro local que possa estabelecer a sua base de trabalho para o cumprimento de suas metas. Além disso a possibilidade de estar mais próximo para ver o desenvolvimento e crescimento de seus filhos.

Outra vantagem, não menos importante, está nos profissionais que não possuem ou não desejam qualquer vínculo com uma única empresa. E têm a possibilidade de trabalhar com um leque maior diversificando o numero de produto/serviço.

Mas cuidado, é preciso saber gerir todas as empresas em que se propôs a trabalhar; procure manter a excelência no atendimento, desde a prospecção até a sua pós-venda. Não existe nada pior do que acumular produtos/serviços, não conseguir fazer a sua gestão e entregar o que o cliente não veio buscar.

Outro ponto relevante é que, dependendo do produto, antes da finalização da venda, o cliente poderá querer ter o contato pessoal, ver, sentir e tocar. Um colchão novo, por exemplo. Por isso, é de suma importância planejar bem o seu tempo, caso precise mostrar ao cliente.

Pontos importantes que devem ser observados no trabalho home office:

  • Não existe disponibilidade 24 horas, se não souber equilibrar a tendência ao esgotamento, é fato;
  • Acorde e arrume-se adequadamente. Não é porque você está em casa que poderá ficar de pijamas e chinelos;
  • Mantenha o seu horário de sono. E principalmente, faça pausas para a sua alimentação e relaxamento. Este fator é fundamental para o seu bem-estar;
  • Eleja um espaço para o seu trabalho. Um espaço tranquilo, organizado e planejado para exercer as suas atividades;
  • Disponha ou solicite à empresa, se possível, os recursos necessários para desenvolver o trabalho;
  • Faça a lista das suas metas diárias. Cumpra-as dentro do horário de trabalho;
  • Reavalie o seu desempenho, reorganize a dinâmica profissional e garanta maior produtividade;
  • Estabeleça atividades ao findar o trabalho, como a meditação, exercícios ou até mesmo o lazer com a família;
  • Para aqueles que irão trabalhar dentro do conforto do seu lar, converse com seus filhos e ou companheiro. É importante que entendam que é o seu trabalho e você não está disponível para outras tarefas no tempo determinado.

Não fuja da realidade instalada, o home office é o futuro para todos, quanto mais cedo você se adequar e aperfeiçoar, maiores serão os benefícios.

Encante o seu cliente, cumpra todas as promessas. Utilize o seu senso de humor, a sua empatia. E lembre-se que ninguém gosta de comprar ou conversar com pessoas negativas ou mal humoradas. Seja ético, comprometido, passe confiança, ganhe a credibilidade e seja inspirador.

Busque infinitamente a excelência neste modo trabalho, a sua habilidade natural. Busque, acima de tudo, a percepção plena do que acontece ao seu redor e no mundo.

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”.

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

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Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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