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Nunca se precisou tanto de Feedback, como em 2022

Que feedback é importante, todo mundo sabe. Mas o que muitos não sabem é que o feedback para ser assertivo e eficaz, precisa estar alicerçado na ética.

Nunca foi tão importante dar Feedback, como em 2022!

Nunca se precisou tanto de Feedback, como em 2022!
Será que a importância do Feedback ficou maior neste ano?

Há uma massa de trabalhadores carecendo e precisando de feedback. Essa é uma frase bem apropriada para este início de 2022.

Feedback significa colocar a outra pessoa na mesma sintonia. É conquistar a reciprocidade de uma outra pessoa.

A outra pessoa se sente engajada e participante. Isso é feedback!

Como ocorre por meio de uma conversa, então podemos dizer que é uma conversa cheia de riscos significados para aquele que está recebendo o feedback.

Então, há de ser uma conversa permeada pela ética.

Não poderá ser uma conversa enviesada, manipulada, distorcida ou tendenciosa.

A ética traz e garante a confiança naquele que é convidado para conversar – receber o feedback.

Quando não há ética e há manipulações, as pessoas simplesmente ficam perdidas. Ou então dão com os ombros.

Por exemplo: Volto espontaneamente ao presencial ou não? Muitos estão dizendo que há metade da população dizendo que está voltando por contra própria. Mas veja que interessante:

Um Presidente de um asset, ficou de dar um feedback após uma consulta sobre voltar ao escritório físico.

Dias depois enviou uma circular a todos que lá trabalhavam e que estavam em home office, afirmando que aqueles que quisessem “se voluntariar” e voltar ao presencial, todas as garantias estavam, de fato, asseguradas. Imaginem então se pudéssemos ver a fisionomia do CEO, ao longo da segunda-feira seguinte, quando nenhum dos colaboradores que estavam em home, apareceram e retornaram ao presencial.

Aquele convite tão sedutor no corpo do e-mail – se voluntariar, foi imediatamente lido e interpretado pelos funcionários (sem se comunicarem uns com os outros) como uma ação tendenciosa, mal-intencionada e assim, sem dizerem nada, simplesmente entraram no trabalho na segunda-feira, no modo home office.

O feedback ajuda os colaboradores a se situarem nas questões delicadas e incertas.

Colaboradores estão perdidos quanto vários temas relacionados ao trabalho. O retorno ao modo antigo é um desses temas.

Feedback, em português, quase sempre é tido como “corrigir”, mesmo quando positivo. É uma busca de manter o certo por meio do retorno positivo. Em outras palavras, é algo como “vamos corrigir ou manter o rumo das coisas por aqui”.

O feedback para ser assertivo e eficaz, precisa estar alicerçado na ética.

Quando ocorre por meio de pressão como vimos nos anos de 2020 e 2021, (ou você vem para o presencial, ou … não podemos garantir nada pela frente!), gera então um ambiente ruim, cheio de emoções e sentimentos negativos nos processos e relações. Em geral, só atrapalham.

O bom mesmo é quando o feedback reforça as competências e habilidades trazendo à tona, dessa forma, as áreas que necessitam de investimentos. Aí ocorre o “foi bem realizado. E você pode chegar mais longe ainda”. Reforça o que já é consolidado, aprendido e aponta o que pode ser alcançado.

Algumas pessoas até vislumbram aqui um feedforward – o guiar com foco no futuro. Se procura orientar, encaminhar. Modificar uma ação partindo-se da antecipação quanto aos seus resultados ou efeitos.

Um feedback com ética contempla o que há de bom (ninguém é de todo mal), apresenta o devido reconhecimento aos envolvidos, e, principalmente, atua na ideação da outra pessoa.

É isso, a ação de reorientar, corrigir ou manter precisa se iniciar no processamento da informação da pessoa que está sendo trabalhada. É aí que reside a motivação para uma execução diferente no futuro.

Em resumo, quando o feedback é permeado pela ética, soa como um convite para se planejar as ações futuras. Facilita o manejo de emoções primárias como a raiva e a tristeza. E favorece assim um clima alegre entre líderes e colaboradores.

Assim fica mais fácil se estruturar novos resultados e desempenhos com melhor resiliência.

Em tempos de Covid, vá com ética em seus feedbacks.

Deixe seus comentários abaixo, é sempre bom receber suas percepções.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância do feedback? E sobretudo a importância do feedback com ética? Então entre em contato. Terei o maior prazer em responder.

George Barbosa
http://sobrare.com.br/

Confira também: Ética na Saúde Mental?

 

George Barbosa é Pedagogo, Mestre e Doutor em Psicologia, Pós-Doutor em “O Coaching psicológico”. Presidente da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE). Facilitador do Núcleo de Estudos em Resiliência da Assoc. Bras. de Recursos Humanos (ABRH-SP). Associado da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), International Association Cognitive Psychotherapy (IACP), Society for Psychotherapy Research (SPR). Autor de livros sobre a Resiliência no Brasil. Coach certificado nas modalidades de Coaching Cognitivo de vida, Neurocoaching, Coaching Ontológico. Mentor e organizador da metodologia do “Coaching em Resiliência” (CR). Associado PCC, MENTOR-COACH e Ex-Presidente da International Coach Federation (ICF) – Capítulo Brasil.
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