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Novos Tempos: A Guerra por Emprego

Não, os robôs não estão chegando... eles já estão aqui e entraram em nossas organizações, gerando enormes preocupações quanto ao futuro dos empregos hoje existentes. Como se preparar para esta nova realidade?

Novos Tempos: A Guerra por Emprego e o Futuro do Trabalho

Novos Tempos: A Guerra por Emprego

“O problema crucial não é criar novos empregos. É criar empregos nos quais o desempenho dos humanos seja melhor que o dos algoritmos”. (Yuval Noah Harari)

Não; os robôs não estão chegando; eles já estão aqui e entraram em nossas organizações, gerando enormes preocupações quanto ao futuro dos empregos hoje existentes. Isto não é novidade: se voltarmos no tempo duas ou três décadas, constatamos que a maioria das posições de trabalho existentes naquela época simplesmente desapareceram e que novos empregos foram criados; a questão, não é o fato em si, mas sim a velocidade com que o fenômeno ocorre.

A questão que se coloca é: Devem as preocupações com as aceleradas mudanças na tecnologia e os riscos inerentes de falta de emprego ocupar a nossa mente? E o que fazer?

Thomas Malone, renomado professor do MIT, em seu livro Superminds nos mostra uma visão diferente; segundo ele, os profissionais do futuro devem se preparar e utilizar a tecnologia a seu favor partindo da premissa que um grupo de pessoas é uma fonte de inteligência insuperável e que pessoas trabalhando juntas têm sido responsáveis por quase todas as realizações humanas e que, se atuarem coletivamente, estão prestes a ficar muito mais inteligentes.

Os computadores artificialmente inteligentes já estão ajudando a conectar seres humanos em uma variedade de maneiras novas e enriquecedoras; não é necessário temer as máquinas pois o futuro reserva nova forma de emprego, de trabalhar e de viver, tanto com outras pessoas quanto com computadores.

Mas, como se preparar para esta nova realidade de um mundo cada vez mais automatizado?

A ascensão da automação está trazendo inesperadamente as habilidades humanas à tona. As máquinas não podem fazer tudo – elas não podem realmente ouvir, se envolver com as pessoas ou colaborar, e elas não têm a capacidade de simpatizar ou inspirar. E à medida que a automação assume as tarefas mundanas que os humanos realizam atualmente, ela cria oportunidades e empregos totalmente novos com foco em capacidades e habilidades exclusivamente humanas. No futuro automatizado, tanto o trabalho quanto a experiência do cliente podem se tornar mais agradáveis.

Depois de décadas priorizando as habilidades técnicas, os empregadores agora clamam pelas capacidades que apenas os humanos podem oferecer. E à medida que os recrutadores procuram cada vez mais candidatos que possuam essas habilidades exclusivamente humanas, eles estão tendo problemas para encontrá-los. Essas habilidades se atrofiaram em muitas pessoas, devido ao isolamento social do mundo moderno e à dependência excessiva da tecnologia para se comunicar.

Segundo a autora Debra Stevens em seu livro Stand Out, as respostas estão no desenvolvimento das qualidades e capacidades que nos tornam humanos, as chamadas soft skills, habilidades (muitas vezes negligenciadas) de se envolver com as pessoas, ouvir, ter empatia, colaborar e inspirar; e, de acordo com ela “se quisermos competir com robôs sendo robôs, não temos chance: precisamos abraçar o que nos torna humanos”. Alguns dos “insights” do livro:

  • Desenvolva e aprimore a capacidade de se relacionar com pessoas;
  • Saber ouvir é uma habilidade fundamental e que pode e deve ser melhorada;
  • Construa pontes de empatia; entenda emoções e perspectivas dos outros;
  • Aprimore suas habilidades em dar feedback, gerenciar conflitos, administrar emoções;
  • Desenvolva a capacidade de influenciar pessoas, independentemente de sua função ou área de trabalho;
  • Tenha o seu crescimento pessoal como um objetivo permanente e contínuo;
  • Assuma a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e desenvolvimento.

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Quer saber mais o futuro do emprego e o que fazer para estes novos tempos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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