Anúncios

Novo ano, Habilidades novas

O que você está disposto a abandonar de padrões e tudo o que não funciona mais, para dar espaço para novos desafios e aprendizados?

1783
1783
quais habilidades preciso desenvolver

Novo ano, Habilidades novas… mas quais são essas habilidades que preciso desenvolver?

“Em vez de pensar fora da caixa, se livre da caixa”. Esta é uma frase de Deepak Chopra, com um convite para você mais do que se inspirar, ter uma atitude frente aos seus desafios do ano.

Com a energia renovada e desejos projetados ao ano que se inicia, então pergunto: o que efetivamente vai mudar? O que você está disposto a abandonar de padrões e tudo o que não funciona mais, para dar espaço para novos desafios e aprendizados?

Já está claro para você que novas habilidades entram em cena e que está nas suas mãos transformar seu entorno, vida e carreira. Mas como dar o primeiro passo?

Reflita em 3 aspectos para te apoiar na jornada:

1. Quais são as minhas metas do ano?

Uma coisa é sonho e desejo, outra é meta. Chega apenas de desenhar objetivos, trace metas de forma clara, direta e com prazo determinado. À sua maneira, veja o que faz sentido: ter uma meta do ano, algo por categoria, mas cuidado com a armadilha de se perder com inúmeras metas e não realizar nada. Foco é fundamental.

Então com uma meta clara é possível partir para a segunda reflexão:

2. Quais são os pontos fortes que podem me apoiar, a trilhar as ações necessárias para obter esta meta?

Faça uma autoavaliação dos comportamentos que podem potencializar os resultados. Atitudes que no dia a dia já estão impressas como uma marca registrada. Reforce a sua identidade, afinal, você tem talentos. Então coloque-os na mesa e se orgulhe dos exemplos e histórias onde utilizou estes comportamentos.

Tem dúvidas de quais são os pontos positivos? Pergunte para pessoas ao seu redor como familiares, amigos, pares de trabalho, parceiro. Tome nota das palavras que se repetem, os exemplos onde utilizou em determinada situação.

Outro exercício interessante é você mapear 5 coisas que mais te enchem de orgulho, que você realizou. Lembre-se como agiu, o que pensou, quais atitudes fez a diferença para vencer os obstáculos ou pontos de ajustes e então você vai perceber o quanto é exemplo para as pessoas e o quanto já realizou.

A terceira reflexão é:

3. Quais novas habilidades preciso desenvolver? O que preciso aprender?

É aí, a grande sacada para a virada. Não tenha receio de desaprender para aprender. Nunca é tarde e não julgue sua jornada. Chega de se comparar e achar que os outros vão te avaliar mal por não ser como elas. A jornada é sua. O tempo é agora.

E então, precisa lidar com suas emoções? Ter controle e planejamento de suas finanças? Falar em público? Aprender a dizer mais não e colocar mais o que acredita no mundo? Simplesmente o faça.

Destrua as caixas que te impedem de crescer, de dizer que é capaz. Chega de colocar paredes e nãos para esta meta que tanto deseja conquistar. É importante para você? Então siga adiante! E quer saber? Com o perdão da palavra: fodam-se os outros.

Vivemos sim num mundo de troca, empatia e conexão, mas não deixe que as outras pessoas digam o tamanho do seu valor e potencial. Você pode e deve fazer isso, não por elas, mas pela pessoa mais importante: VOCÊ!

Recomece quantas vezes forem necessárias, ajuste, peça ajuda e adapte sua meta. Mudou? Ótimo! Reescreva e faça novamente estas 3 reflexões. O ano já começou e o maior investimento que pode fazer é em você mesmo, diz Warren Buffett.

Não existe plano B. Ou Vai ou Voa.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Você foi protagonista em 2019?

 

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa