fbpx

Nossa Biografia Humana: O Segundo Setênio

Você sabe o que acontece em nossas vidas durante o segundo setênio? Qual a importância dele para nosso desenvolvimento psíquico posterior, principalmente entre os 21 e 42 anos, quando dependemos intensamente dos relacionamentos sociais?

Nossa Biografia Humana: O Segundo Setênio e sua Importância para a vida adulta

Nossa Biografia Humana: O Segundo Setênio e sua Importância

Na edição passada, escrevi sobre a importância da nossa biografia na nossa vida como um todo. Se você ainda não teve oportunidade de ler, então clique no link acima e veja desde o início como poderá fazer reflexões sobre a sua própria biografia.

A cada fase do nosso desenvolvimento vamos integrando aspectos que vão dando assim nuances no desenrolar da nossa vivência.

Dividimos as fases e começamos olhando para o primeiro setênio – dos 0 aos 7 anos – que é a fase do nosso desenvolvimento do corpo físico, constituição do nosso sistema neurossensorial e metabólico.

Nesta edição então vamos continuar, agora nesta fase o desenvolvimento é do corpo etérico ou vital.

O corpo etérico é a fonte de toda vitalidade física e o transmissor de energia no sistema, ele tem um papel importante no campo de energia humano, através dele se faz a ponte entre o corpo físico e os corpos sutis.

Originado da palavra éter, estado intermediário entre a energia e a matéria. Nesta fase há também o desenvolvimento dos temperamentos (que falarei em detalhe em outro artigo): colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

Agora a criança passa do lar, do maternal ou jardim da infância para a escola.

Do ambiente protegido agora ela passa então a uma porção de confrontação e desafios. Há uma maior independência com relação à mãe. O desenvolvimento rítmico aqui nesta fase é necessário assim como o plano do imaginário é fundamental para se tornar um adulto mais criativo.

Regras e normas rígidas demais nesta fase, a criança fica como que sufocada. É como inspirar constantemente sem expirar, isso poderá torná-la uma pessoa tímida ou introvertida.

Por outro lado, se não há limites ou nenhuma autoridade é como expirar sem conseguir inspirar e poderá se tornar um adulto extrovertido demais, sempre voltado para fora, invadindo os limites do outro.

Nesta fase do desenvolvimento rítmico, também construímos as primeiras amizades, o senso de justiça, nossas crenças, memórias, nosso sistema imunológico. Fortalecemos a religiosidade por volta dos 9 aos 12 anos e entramos na puberdade.

A importância do segundo setênio em nossas vidas é que ele será fundamental para o desenvolvimento psíquico posterior, principalmente entre os 21 e 42 anos, quando dependemos intensamente dos relacionamentos sociais.

Algumas questões relativas à fase dos 7 aos 14 anos para reflexão:

  1. Como era o meu relacionamento com o mundo quando criança e como percebo isso nos dias atuais?
  2. Quais foram os conceitos, normas e costumes que recebi naquela época? Percebo que foram rígidos demais ou livres demais?
  3. Como eu cultivei minha criatividade e qual a influência dela nos meus dias de hoje? Como ela me ajuda a lidar, de fato, com as situações atuais?
  4. Naquela época houve algum vislumbre de profissão?
  5. Consigo me lembrar dos professores e matérias preferidas? Percebo que tem ligação com minha escolha profissional?
  6. Quando entrei na puberdade, como lidei com as mudanças do meu corpo? Me sinto satisfeito(a) com meu corpo atualmente?
  7. Qual é o meu temperamento? colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico? E como afeta meus relacionamentos?

Boas reflexões e no próximo artigo darei sequência no terceiro setênio.

Se quiser pode enviar sua dúvida também para: personalmindcoach@gmail.com

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância de cada setênio na nossa biografia ou mais alguma informação sobre o segundo setênio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em lhe ajudar.

Um abraço e uma ótima jornada de autoconhecimento!

Lisa Nunes
https://www.linkedin.com/in/elisangelab/

Confira também: Nossa Biografia Humana: A importância desta Jornada Interior

 

Lisa Nunes Author
Lisa Nunes é psicóloga, possui especialização clínica e em saúde mental do trabalhador. Foi executiva de Recursos Humanos principalmente em empresas de tecnologia e atualmente é a fundadora da Personal Mind que tem como foco desenvolver saúde mental e emocional dentro das empresas. É palestrante, coach e consultora em recursos humanos. Atua em projetos voluntários desde 2016 e atualmente é psicóloga voluntária na comunidade de Parelheiros atendendo demandas de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa