fbpx

Nós dois, o silêncio e as palavras

Já imaginou se seus relacionamentos fossem iguais de novela com roteiro e muitos com o poder de mudar sua história? Quantas dores você seria poupada!

Imagine de quantas dores você seria poupada se seus relacionamentos fossem como uma novela com roteiro e muitos profissionais com o poder de mudar sua história. E toda vez que você estivesse no auge de fazer algo definitivo haveria um estudo se a escolha seria para o bem ou para o mal.

Mas a vida não é assim. Todos os dias temos diversas situações que irão afetar a nossa história. E nós, dotadas de inteligência, pouca experiência e muita personalidade, sob pressão do tempo, trabalho, família, filhos, amigos, temos que decidir: como falar e o que falar.

Não é fácil tomar decisão com o dia em movimento.

Por esse motivo pode parecer que seu dia seja uma série de conversas inacabadas. Quantas vezes você terminou uma conversa ou colocou um ponto final em um relacionamento e achou que não disse tudo e não explicou o suficiente? Quantas vezes você já se pegou conversando com quem já passou pela sua vida, naquele monólogo delicado, e não ouviu suas desculpas, a verdade, uma declaração de Amor ou uma confissão?  Frases poderosas que com certeza mudariam a história, a vida, o relacionamento e os sentimentos.

Frases que nunca foram verbalizadas. Tenha a certeza que o contrário também é verdadeiro, tem muita gente conversando com você em pensamento.

Em nosso coração, bem no nosso íntimo, existem palavras cheias de Amor, mas também existem palavras terríveis que nunca foram ditas, muitas verdades que têm o poder de destruir.

Pensando assim, é melhor ficar de boca fechada, e a vida segue.

No íntimo das relações amorosas esse silêncio nos corrói. Todas as frases que não são ditas são acumuladas e impedem a manifestação dos sentimentos. É necessário falar, reclamar, exigir, explicar, pedir, questionar.

Seja omissão por medo ou silêncio por cautela, raiva ou teimosia, ou tudo isso junto, eu tenho uma boa notícia: você não precisa se virar com tudo isso sozinha. Não espere lidar somente com os fatos consumados, não se afogue nas palavras não ditas.

Existe uma forma mais assertiva de lidar e entender essa comunicação silenciosa que tanto nos aborrece e fazem parte da destruição dos relacionamentos amorosos. Não se deite cheia de queixas, ressentimento e silêncio. Procure a ajuda de um profissional que fará com que tenha diálogos verdadeiramente transformadores com empatia e sem julgamento.

Termino esse artigo com uma frase de Shakespeare para reflexão:

Seja o que for que você pense, acho que é melhor dizê-lo com boas palavras. (William Shakespeare)

Carreira ascendente, dedicada à área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano. Encantada pelo olhar humanizado que pode existir nas relações interpessoais, coloca todo seu conhecimento e amor pelo trabalho a serviço do desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer ser humano. Graduada em Serviço Social-FMU, Pós-Graduação em Gestão de Consultoria Interna-FAAP, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas-FAAP, Professional & Self Coach, Practioner PNL, Analista Comportamental SOAR-FCU; Mentora de Mulheres para desenvolvimento profissional e afetivo; Orientadora Vocacional; Consultora de Carreira, Conselheira em Agência de Publicidade; Membro do Grupo de Estudo dos Profissionais de RH do Sinapro.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa