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Networking: Seu maior patrimônio, conquiste-os!

A busca pelo equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de contatos, talvez seja o grande desafio nesses tempos virtuais. As pessoas querem resolver seus problemas imediatos e pensam que a pessoa que está lá “arquivada” será o degrau para atingir suas metas. Errado, o foco deve ser outro!

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Percebo que o mais difícil e o mais desejado, quando se pensa em redes de contatos é que antes de tudo é a construção dela e isso leva tempo. Não se compra influência ou relacionamento da noite para o dia, mas certamente está entre os maiores patrimônios de um profissional.

A busca pelo equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de contatos, talvez seja o grande desafio nesses tempos virtuais. O que vejo é que as pessoas querem resolver seus problemas imediatos e pensam que a pessoa que está lá “arquivada” será o degrau para atingir suas metas. Errado, o foco deve ser outro!

Ninguém dá nada se também não recebe. Alguém precisa dar o primeiro passo e isso pode ser feito oferecendo ajuda na solução de algum problema, um conselho, uma indicação. Crie condições mútuas para negócios, sem esperar nada em troca. Compartilhe informações úteis para aquela pessoa, para isso é preciso se interessar pelo que ela faz, gosta. Colha informações e crie impressões favoráveis, pode ser um bom começo. Selecione os relacionamentos mais relevantes para sua carreira.

Ao longo da sua carreira, você conhecerá muitos profissionais com perfis que possam render parcerias proveitosas, mas com tantas responsabilidades no trabalho será difícil dar conta de manter todos próximos. Por isso, faça uma análise da sua lista de contatos, observando quais são aqueles que você não pode perder de jeito nenhum, porque, por exemplo, são como mentores para vocês.

Outras dicas:

  • Não peça emprego;
  • Defina uma área que lhe interesse;
  • Monte uma lista das pessoas relacionadas ao assunto;
  • Saiba quais os eventos que acontecem sobre o tema, e se possível, esteja presente;
  • Faça contato personalizado com cada uma das pessoas;
  • Estude o assunto para não cometer gafes;
  • Tenha à mão seus cartões pessoais;
  • Introduza conversas, troque ideias;
  • Quando abordar uma determinada matéria, seja claro e natural;
  • No caso de precisar de um favor, perceba se a pessoa entendeu suas intenções;
  • Marque presença junto à sua rede de relacionamentos;
  • Esteja aberto para novos contatos;
  • Avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo, lembre-se que a relação é de troca;
  • Não fale mal dos outros;
  • Mantenha atualizada sua rede de relacionamentos.
Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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