fbpx

Networking (parte II)

A maior barreira para fazer contatos é o estado mental em que o medo combate a determinação, te fazendo protelar até que sinta muita frustração e precise tomar alguma atitude.

“Autodisciplinas simples, repetidas ao longo do tempo, conduzem ao sucesso.”
(Jim Rohn)

No último artigo falamos a respeito dos bloqueios mentais que nos impedem de desenvolver a rede de contatos, o famoso Networking. Hoje vamos falar sobre como superar o maior de todos os vilões: O MEDO.

Segundo Jeffrey Gitomer autor do “O livro negro do Networking” a maior barreira para fazer contatos é o estado mental em que o medo combate a determinação. O medo se manifestará sob a forma de procrastinação. E você protelará e protelará, até que sinta muita frustração e precise tomar alguma atitude.

Para exemplificar, pense em seus dentes e no dentista. A maioria das pessoas espera até sentir uma dor acima do tolerável, e então finalmente sucumbe e tem o dente obturado ou extraído. Por que evitamos a solução de algo que nos incomoda? Tal situação é produto do medo. Não do dente, mas do dentista.

A boa notícia é que depois de passar pelo dentista, você se sente ótimo. Ou pelo menos aliviado. Então fica bravo consigo mesmo por não ter tido a coragem e atitude de ter ido antes ao dentista. Qual a consequência disso? Seu medo gerou a relutância e a procrastinação que só poderiam ser superadas quando a dor fosse grande o bastante para obrigá-lo a tomar uma atitude.

É muito mais difícil fazer essa mesma analogia com os contatos pessoais ou comerciais. O medo continua lá, mas como não existe uma dor associada a ele, a procrastinação pode seguir indefinitivamente. E muitas oportunidades são perdidas.

A única maneira de superar o medo é começar a desenvolver a autoconfiança por meio do preparo. E desenvolver também a determinação, tomando pequenas atitudes. Assim que tiver feito o contato, você terá o desafio de oferecer uma razão, ou um valor, para que a outra pessoa permaneça conectada a você. Quanto mais tempo você conseguir manter o contato, mais benefício potencial haverá para vocês dois.

A regra é: vá devagar e faça amizade. Mostre-se disponível para compartilhar o que você tem de melhor. A disponibilidade é uma grande habilidade nos relacionamentos. As pessoas sempre estão precisando de algo. E em geral as pessoas também estão sempre muito ocupadas para oferecer ajuda.

Portanto, se você tiver a oportunidade de estar disponível no momento certo e no local certo – faça isso! E colha os frutos de superar seus medos e receios em detrimento de uma ótima rede de contatos e também de novas amizades.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa