Anúncios

Nenhum plano sobrevive ao campo de batalhas…

Não importa se o plano foi desenvolvido pelo melhor estrategista do Universo, na hora de colocar em prática tenha certeza de que nem tudo ocorrerá como o planejado.

Ao iniciar um projeto normalmente é analisado o escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.

Seja um projeto profissional ou pessoal, o ponto de partida é definir o que se quer realizar, o que está disposto a passar e conquistar, quais são os recursos necessários…

Através da definição dos objetivos e do escopo se inicia o planejamento, pensando em tudo desde o ponto de partida até o ponto de chegada.

É muito importante conhecer onde está, aonde quer chegar, o porquê esse projeto é importante para você, quais são os possíveis riscos e os desafios que você está disposto a enfrentar, quais são os recursos disponíveis, o tempo esperado, as pessoas com quem você pode contar…

Tendo em mente seus objetivos e escopo bem definido, chegou a hora de colocar tudo no papel, porém não fique apenas no planejamento, não se esqueça que a execução é essencial para atingir os resultados almejados.

Não importa se o plano foi desenvolvido pelo maior estrategista do Universo, quando chegar a hora de colocar em prática, tenha a certeza de que nem tudo ocorrerá como o planejado.

Se você for do tipo realista, assim como eu, e buscou informações e dados reais para poder planejar, estará muito perto da realidade, mas ainda assim, terá surpresas no caminho para as quais você não havia se planejado.

Porém, não deve fazer do seu plano algo que deve ser seguido cegamente, porque ao longo da execução as coisas mudam, os imprevistos acontecem e você precisará improvisar, ter controle emocional e solucionar os desafios do percurso!

Planos são muito bons e importantes para lhe guiar, mas o que você, assim como eu, quer é o RESULTADO!

E o resultado depende das suas ações,  escolhas, flexibilidade, empatia, técnicas, habilidades, improviso, respeito, muito esforço e dedicação!

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa