fbpx

Necessidades e Desejos

O primeiro passo para estabelecermos um Planejamento Financeiro é termos um olhar mais atento para os nossos gastos. Você sabe classificar seus gastos em “Necessidade” de “Desejo”?

No post anterior, falamos sobre a vantagem de ter o dinheiro nas mãos e a importância do Planejamento Financeiro.

Pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) revela que:

  • 8 em cada 10 brasileiros não sabem controlar seu dinheiro;
  • Mais de um terço dos entrevistados não sabe que contas devem ser pagas no mês;
  • 40% desconhecem quanto ganham exatamente;
  • 39% dizem que não têm disciplina para registrar os gastos e os ganhos com regularidade.

O primeiro passo para estabelecermos um Planejamento Financeiro é termos um olhar mais atento para os nossos gastos.

Vamos classificar os gastos em duas classes: “Necessidades” e “Desejos”. A classe “Necessidades” deve conter despesas necessárias para o nosso dia a dia. Segue alguns exemplos: Energia Elétrica e água.

Na classe “Desejos”, procure inserir despesas que podem ser evitadas. Como exemplo, o cafezinho após o almoço, jornais e revistas são despesas clássicas dessa natureza.

Alguém há de perguntar: e meu plano de banda larga/Internet, é “Necessidade” ou “Desejo”?

Cada caso é um caso e, sempre, o bom senso deve imperar.

No próximo post, vamos analisar com maior profundidade as despesas e as armadilhas que podem nos levar a enxergar um desejo como necessidade.

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa