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Não mude de opinião por conveniência!

Não seja influenciável ou passe a mudar de opinião de acordo com a necessidade, contexto ou conveniência por qualquer motivo que seja.

Não mudar de opinião por conveniência!

Nada é mais poderoso na vida do que a coerência, falar é fácil, inclusive mudar de opinião por conveniência. Quer exemplos de incoerência? Querer sucesso sem se esforçar; tentar emagrecer, comendo; falar coisas para as pessoas não fazer e fazê-las; reclamar, errando; manter parceiros, pisando; pedir sinceridade, mentindo; exigir lealdade, traindo. Eu prefiro ser coerente com o que falo, escrevo e faço, independentemente da necessidade, momento ou situação.

Aliás, me arrisco a dizer que somente desta forma é possível construir algo real, baseado na verdade das suas convicções e princípios. Principalmente se você deseja se tornar referência de alguma coisa. O que mais tem hoje são especialistas de tudo, que não entendem de nada e que mudam de opinião ou rumo como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Perceba que qualquer pessoa que tenha como o objetivo de sua vida mudar as opiniões de outras pessoas tem de estar comprometida com dois princípios básicos: fazer sempre aquilo que defende e apoiar (de qualquer maneira possível) causas que estejam de acordo com o que defendem. Ou seja, a coerência em seu sentido literal – que é lógico e que mantém suas opiniões e seus princípios, e que permanece com os mesmos comportamentos que precisam ser coerentes com suas ideias.

E olha que interessante, ironicamente você já parou para pensar que no geral as pessoas estão pouco dispostas a mudar de ideia?

A explicação é simples! Mudar uma única opinião significa que o indivíduo tem de mudar suas opiniões a respeito de vários tópicos que estejam relacionados a uma ideia central. Há um preço ao se repensar toda e qualquer opinião, principalmente aquelas que você mais aprecia e valoriza.

Agora, se é algo óbvio para todos que esta pessoa não faz o que diz defender, então fica claro que o próprio defensor da ideia não leva a sério a verdade e a efetividade daquilo que ele diz defender e nestes casos é mais fácil manter sua linha de raciocínio inicial.

Embora possa acontecer ainda o desenvolvimento do outro lado desta moeda que seria ouvir uma determinada pessoa se posicionar sobre algo de forma que aquilo faça sentido para você. Ainda assim, se isso acontecer, esteja atento para que você não seja influenciável ou que passe a mudar de opinião de acordo com a necessidade, contexto ou conveniência por qualquer motivo que seja.

Para que isso não aconteça, se valha da coerência com base em sua essência e princípios. Principalmente no mercado, todos observam o tempo todo as atitudes das pessoas com quem se relacionam. Então se você deseja construir uma imagem sólida, seja na área que for, preze sempre por “fazer o que fala”, perto e longe das câmeras e das redes sociais.

A primeira pessoa que você deve ser fiel é você mesmo, independentemente da situação, necessidade ou oportunidade. Manter-se focado e agir de acordo com o que realmente acredita é o que diferencia as referências (que passam e as que ficam) a médio e longo prazo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da coerência? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

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João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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