fbpx
Anúncios

Não estude Eneagrama antes de responder estas duas questões

Conheça duas dúvidas essenciais para entender o Eneagrama!

Venho falando ao longo do tempo sobre a sabedoria do Eneagrama. E hoje escolhi falar um pouco de como eu vivi esse código e das duas dúvidas essenciais que me assobiaram quando me deparei com este código.

O Eneagrama permite conhecer as 9 motivações base do ser humano. Através do estudo dessas motivações definimos os traços dos nove tipos de personalidade.

Compreender o comportamento e as motivações de cada indivíduo é essencial para encontrar o caminho certo para a realização pessoal, a confiança e a autoestima.

Cada um de nós acredita inconscientemente que para ser amado, respeitado e aceito precisa cumprir algo em concreto. Na verdade, são 9 motivações em concreto. Uma para cada perfil de personalidade. E porque a motivação é diferente, isso faz de nós pessoas totalmente diferentes na forma de pensar, sentir e agir.

Porque percepcionamos a “realidade”, tal e qual como a observamos, de forma diferente.

É como cada um de nós tivesse uns óculos de cor diferentes. E cada um de nós ao olhar para uma parede branca visse cores diferentes, e com a sensação de que a cor que está vendo é a cor correta. E que por isso conclui que o outro estará enganado na cor que afirma ver.

E a verdade é que se por um lado me parecia fascinante ter acesso a todo esse conhecimento, por outro levantaram-se duas dúvidas alarmantes:

Mas será que todas as pessoas se encaixam numa única forma de ser?

Vejamos, os perfis descritos no eneagrama, descrevem as características psicológicas, emocionais, comportamentais e espirituais de cada pessoa. Identificando a sua forma natural de pensar, sentir e agir.

Como assim Eduardo?… Mas todas as pessoas que eu conheço se encaixam nesses 9 códigos?

Como eu entendo essa pergunta… Essa foi a minha PRIMEIRA GRANDE QUESTÃO que repeti, centenas de vezes antes de aceitar o desafio de descobrir mais sobre este código.

Você entende que todas as pessoas à sua volta têm muitos comportamentos. Entende igualmente que algumas têm maior grau de consciência em determinados momentos da Vida que outros.

Vai compreender, no entanto, que por detrás de todos esses comportamentos e tantas máscaras, mais ou menos conscientes que foram criando ou retirando, estão nove simples e poderosos motivos.

Quando olhamos para as motivações mais em rigor que estiveram na base dos comportamentos, observamos regra geral, que essas mesmas motivações estavam associadas ao perfil de personalidade base. E é aqui que deve estar o foco, nas motivações e não nos comportamentos.

A minha SEGUNDA GRANDE QUESTÃO foi: Então o Eneagrama coloca pessoas dentro de 9 caixas?

Na verdade, o que eu descobri depois de um estudo mais profundo foi o contrário. O Eneagrama não coloca pessoas dentro de caixas, ele apenas informa que as pessoas lá estão e lhes diz como podem sair.

Em conclusão

Todos os indivíduos se encaixam em uma das nove motivações base do Eneagrama. Então, o nosso foco deve estar nas motivações e não nos comportamentos. Devemos igualmente avaliar o grau de consciência de cada indivíduo para uma maior compreensão dos diferentes perfis e assim melhor definir o perfil e a motivação base.

Quando assim é, o mapa pode ser muito revelador dos caminhos de crescimento e dos bloqueios maiores ao mesmo, tornando-se um enorme aliado à transformação.

Para saber mais sobre a sua personalidade e sobre o Eneagrama visite o nosso site e faça o teste gratuito de Eneagrama Clique aqui!

⚙️ Eneacoaching
Eduardo Reis Torgal atua como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. É palestrante em Portugal e em outros países da Europa. É mentor e fundador do Instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil onde treina outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística; é professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional em várias pós-graduações em ensinos Portugueses assim como na Academia Força Aérea Portuguesa. Professor supervisor pela escola tradição narrativa – Helen Palmer e David Daniels para Portugal e Brasil. É autor de 3 livros: “Descubra a sua personalidade com o Eneagrama” (2013, Topbooks), “40 dias e um segundo para mudar a sua Vida” (2014, Topbooks) e “A arte da guerra na transformação pessoal” (2014, Topbooks).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa