fbpx

Nada do que vejo é!

Já parou para pensar que tudo que vemos é uma criação da nossa mente e que, portanto, é bem provável que não estejamos vendo o mundo como ele realmente é? E sim uma projeção do que pensamos que ele seja?

Tenho estudado muito um livro que se chama Um Curso em Milagres e utilizo muito dos seus ensinamentos no meu trabalho, tanto nos atendimentos que faço com o Jogo Miracle Choice que é baseado nele, como nas reuniões de projetos que tenho.

Hoje me veio muito forte uma lição que fazemos com o curso.

Lição 9 (UCEM) “Eu não vejo nada tal como é agora”.

Já parou para pensar que tudo que vemos é uma criação da nossa mente e que, portanto, é bem provável que não estejamos vendo o mundo como ele realmente é? E sim uma projeção do que pensamos que ele seja?

O que importa nessa lição é desfazermos nossas falsas ideias. Tem sido muito libertador para mim observar meus pensamentos nesse sentido. Às vezes me pego com milhares de “caraminholas” na cabeça sobre vários assuntos.

Me pego me preocupando com coisas que não tenho nenhuma certeza que irão acontecer…

Me vejo querendo controlar situações que por mais simples que pareçam, como a minha própria agenda de compromissos, por exemplo, vejo que as coisas e acontecimentos fluem sem que eu tenha controle de nada.

Observo pessoas conversando e antes delas terminarem uma frase, minha cabeça está dando mil voltas e terminando a história que eu nem acabei de ouvir.

Sempre olho para os objetos e crio minhas próprias explicações e conceitos sobre eles.

E quando me dou conta vejo que nada disso é real. E que passo a maior parte do meu dia num mundo todinho meu.

Já me angustiei com isso por várias vezes, hoje tentando fazer um treinamento para ter uma mente mais em paz, consigo me divertir muito com tudo isso.

Mas não pense você que isso é simples todos os dias. Oscila muito e eu me acho bem mais maluca hoje do que antes, mas também me sinto muito mais em paz.

É difícil para nossa mente não treinada entender que tudo é uma ilusão. Principalmente quando estamos apegados excessivamente a alguma opinião, quando queremos ter razão em uma discussão, quando criamos uma ideia fixa sobre algo ou alguém.

Sempre nossa mente busca em seus cantos escuros toda a bagunça que ela cria constantemente.

Esse treinamento para esvaziar esse monte de “cacarecos” que criamos em nossa mente, nos ajuda a colocar mais luz nessa escuridão. E aos poucos, mesmo que nos esqueçamos disso, a todo instante, vamos nos lembrando de não levar tanto as coisas a sério e de nos lembrarmos que podemos criar outros caminhos quando algum deles nos parecer doloroso demais.

E mesmo elaborando novos pensamentos e olhando para tudo a nossa volta, voltaremos a lembrar que nada do que vemos é.

Claudia Vaciloto é Iniciadora e Sócia da Organização em Rede NaSala, Psicóloga, Mentora Organizacional para Áreas e Executivos de RH, Facilitadora Certificada e Treinadora Oficial no Brasil do Jogo Miracle Choice, baseado no livro Um Curso em Milagres, Facilitadora de Pintura Espontânea baseada na Teoria Point Zero (Esalen Institute Big Sur California) e Imagens Fotográficas para atendimentos terapêuticos (Sedes Sapientes). Fez carreira em RH passando por empresas como Accenture, EDS, VR, Ability Trade Marketing, onde atuou como Diretora de RH pelos últimos 10 anos. Faz treinamentos e vivências comportamentais para empresas e grupos e atendimentos individuais. Formada em Executive and Life Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute, assina a Coluna Reflexões e Provocações para Revista Cloud Coaching. Co-idealizadora da Plataforma GameYou, que oferece experiências de desenvolvimento através de jogos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa