fbpx

Mude Sua Vida (desde já) com a Inteligência Comunicacional

Para criar verdadeira empatia e expandir seu potencial nos resultados e relações, é preciso trilhar o caminho da construção da Inteligência Comunicacional!

Mude Sua Vida (desde já) com a Inteligência Comunicacional

Mude Sua Vida (desde já) com a Inteligência Comunicacional

Olá, caro(a) Leitor(a)!

 

Seja muito bem-vindo(a) à minha coluna Mude sua Vida com a Inteligência Comunicacional!

 

Eu sou Especialista em Biopsicologia pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Coach pelo International Association of Coaching Institute, do Reino Unido, e pela SLAC. Possuo também Counseling e Mentoring pela FIA/USP e Assessment DISC.

 

Meu propósito é capacitar meus leitores a se potencializarem comunicacionalmente para relações com autoliderança e empatia.

 

Espero que goste!

 

Abraços,

 

Cynthia Ayres de Abreu

Mude Sua Vida (desde já) com a Inteligência Comunicacional

Sabe por que saber se comunicar é a habilidade mais poderosa deste século?

  1. Direciona seu sucesso pessoal e profissional, e
  2. Sem comunicação assertiva e eficaz perdemos relacionamentos, negócios e fechamos portas.

Seth Godin, o atual best-seller mundial do marketing, valoriza as habilidades hard (técnicas) e soft (sociocomportamentais), designando algumas skills como híbridas e indicando que 2021 inaugura a década das competências híbridas, as Real Skills.

Nesse mundo turbulento e com mais incertezas causadas pela pandemia, uma das Real Skills mais importantes apontada por ele é a comunicação!

Quando sussurramos e olhamos para o chão, por exemplo, podemos transmitir a imagem de passividade e falta de iniciativa; quando sorrimos só com os lábios, transmitimos apenas uma atitude social e não de real acolhimento ou alegria; se falamos antes dos outros, usando um tom de voz mais alto, mostramos sinais autoritários na nossa comunicação, podendo provocar rejeição de quem escuta.

Pensando em potencializar as habilidades de comunicação, a Doutoranda em Psicologia e Mestre em Comunicação, Gaya Machado, pesquisou quais são as bases para a inteligência comunicacional e desenvolveu ferramentas eficazes e poderosas para compreender como nos comunicamos, interna e externamente, potencializando os resultados.

Vamos partir da seguinte premissa: tudo que você pensa é composto por imagens, sons, sensações. O que são essas sensações?

Elas são o que podemos chamar de conteúdos emocionais. São disparos emocionais de reações químicas no cérebro, geradas por estímulos externos ou internos que ativam reações físico-comportamentais, que vão desde um alinhamento de ombros até interpretações de sensações como tristeza, alegria, medo, raiva, desejo, confiança, etc.

Atualmente, as estratégias de comunicação são construídas a partir da priorização de aspectos racionais, privilegiando a comunicação verbal. O problema é que esses elementos conscientes representam apenas 5% do nosso processamento cerebral. Nós somos regidos, prioritariamente, por processos inconscientes e são eles que definem a forma pela qual vamos comunicar e receber informações. Aí está a importância do autoconhecimento, identificação do diálogo interior e do desenvolvimento do autocontrole, disciplina, atitude, congruência e empatia.

Outra coisa que talvez ignoremos é que a comunicação vai muito além do que é dito – ou como é dito.

Ela passa por questões de inteligência emocional. Ou seja, trata-se de uma competência complexa que pode ser treinada de “fora para dentro”, mas que realmente é transformadora quando a entendemos e vivemos de “dentro para fora”.

O importante é que por ser uma habilidade técnico comportamental, pode ser aprendida e, por intermédio do aprendizado, criarmos a gestão própria da comunicação e não de mera “mimetização”. Ter sua própria personalidade na comunicação eficaz faz com que você saia do efeito manada em que as atitudes só são copiadas, independentemente se são ou não congruentes com quem você é.

Assim, para criar verdadeira empatia e expandir seu potencial nos resultados e relações, vamos caminhar juntos para trilhar o caminho da construção da inteligência comunicacional!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a inteligência comunicacional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cynthia Ayres de Abreu
cynthia.ayres@blc.net.br

Não deixe de acompanhar a coluna: Mude sua Vida com a Inteligência Comunicacional

 

Cynthia Ayres de Abreu é Especialista em Biopsicologia pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Coach pelo International Association of Coaching Institute, do Reino Unido, e pela SLAC. Possui também Counseling e Mentoring pela FIA/USP e Assesment DISC. Participou do programa Fantástico na matéria sobre “Atenção Plena e Produtividade” e, na área acadêmica, implementou trabalho científico para gestão das emoções e da dor na FMABC.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa