fbpx

Mudar, porque é necessário!

O mundo atravessa mudanças de toda ordem, seja o comportamento da natureza, evolução tecnológica, novas formas de relacionamentos, mudanças nos vínculos de trabalho, e por aí vai... E tais mudanças pedem cada vez mais um olhar resiliente.

Mudar, porque é necessário, preciso e importante!

Mudar, porque é necessário, preciso e importante!

Caro leitor, estou neste portal desde 2016, me lembro bem; estava em férias na Ásia, Vietnã e China, quando recebi o convite. Como lá a Internet tem um certo controle, foram dias entendendo a proposta. Esse convite me honrou muito, ter meu nome entre profissionais tão competentes na plataforma Cloud Coaching.

Ao longo destes anos, já publiquei inúmeros artigos, sempre tocam em aspectos do comportamento saudável, busca de autoconhecimento e relacionamentos saudáveis, com foco no profissional e pessoal.

Mudanças são necessárias, e que sejam sempre para melhor.

Neste momento, sinto que é cada vez mais importante falarmos sobre Resiliência, já abordei o tema em outras oportunidades, mas sinto que falar dela nos diversos âmbitos da vida se torna fundamental.

O mundo atravessa mudanças de toda ordem, seja o comportamento da natureza, evolução tecnológica, novas formas de relacionamentos, mudanças nos vínculos de trabalho, e por aí vai…

Estas mudanças pedem cada vez mais um olhar resiliente, a verdade é que não temos controle sobre o externo e o outro, suas ações e sentimentos, mas sim sobre os nossos pronunciamentos, erros, acertos e resoluções.

A análise do externo, sempre apoiado em fatos e evidências, nos permite planejar e intervir de forma a obtermos melhores resultados. Mesmo com as adversidades que se apresentam, mesmo de forte impacto do estresse.

A ciência e o conhecimento evoluem, mas as barreiras econômicas sempre colocam um limite e precisam ser superadas para essa evolução.

As cidades são construídas e crescem, sem a análise das condições geográficas (veja a predisposição das placas na Turquia/Síria, os prédios não foram planejados para essa possibilidade, diferentemente do Japão), e sem previsão de mudanças climáticas (casas construídas nas encostas das serras nas cidades e no litoral de todo o país). Tragédias anunciadas e não previstas.

Por isso, o meu intuito nos próximos artigos é lançar um olhar sobre a resiliência, no âmbito geral, relacionado às pessoas, mas também ao seu entorno.

As pessoas podem adquirir maior flexibilidade e aumentar a sua resiliência? Como saber se estão num relacionamento resiliente? Seu contexto de trabalho é formado por condições que permitem a resiliência? …

Essas questões nos levam a um crescimento para uma visão não só mais crítica, mas também de construção de um nova realidade.

Cada um de nós tem uma parte nesse imenso universo, estamos interligados, mesmo quando não sabemos ou percebemos. As redes trouxeram a proximidade, mas nos afastaram fisicamente, tudo se manifesta de forma quântica e sistêmica.

Isso não é magia! É ciência atuando em todos os aspectos, dando ao ser humano possibilidade de ser melhor e construir um mundo mais digno para todos.

Então, caro leitor, a palavra-chave é saúde de forma abrangente, refletindo em todas as nossas ações, desenvolvendo nossas competências para multiplicarmos e tornar este mundo melhor.

Não basta querer é fundamental mudar e agir…

Aguardo você na minha nova coluna Comportamento Resiliente para Vida Pessoal e Profissional.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o comportamento resiliente e por que mudar é preciso, necessário e importante? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até lá!

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

Confira também: Mundo BANI: O que é e as mudanças que estamos vivendo

 

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos (2009), possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC (2019). Especialista em Psicoterapia na Abordagem Resiliente pela SOBRARE (2020). Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica e utiliza as ferramentas da Terapia Cognitivo Comportamental e da Psicoterapia na Abordagem Resiliente. Trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais saudáveis e felizes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa