Anúncios

Motivação no trabalho

A motivação nos “convida” a encarar o dia com mais ânimo, para driblar os desafios que surgem pela frente. Sem motivação, não há meta que se cumpra, nem despertador que nos acorde para colocar nossas ações em prática.

O líder é fundamental na motivação de uma equipe, no planejamento e alcance das metas. Em minha coluna tratarei de perfis e técnicas eficazes de liderança, como: feedback, motivação, acompanhamento de resultados e desenvolvimento dos funcionários, através do estilo Leader Coach, assim como situações em que outros estilos podem apresentar um resultado mais eficaz.

A propósito, a motivação nos “convida” a encarar o dia com mais ânimo, para driblar os desafios que surgem pela frente. Sem motivação, não há meta que se cumpra, nem despertador que nos acorde para colocar nossas ações em prática. E os reflexos do desânimo atingem, claro, nossa vida pessoal, afetando, consideravelmente, o rendimento no trabalho. Com isso, a chance de ganhos na carreira, fica ainda mais distante.

A boa notícia, é que é possível reverter este quadro, e ainda obter bons resultados – tanto para a empresa, quanto para quem atua nela. A sugestão? Investir em atitudes capazes de resgatar aquele entusiasmo – tão bom e necessário – para deixar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo!

O apoio do líder

Ele é fundamental para despertar e manter o espírito de motivação da equipe. Com isso, o grupo atuará com mais satisfação, tornando-se ainda mais produtivo. Cabe ao líder, portanto, identificar o perfil de cada colaborador e perceber, assim, suas necessidades e anseios. E a melhor forma de fazer isso, é estar, verdadeiramente, junto com o seu time.

Estabelecer um relacionamento de confiança, valorizando o desempenho de quem contribui com o crescimento da empresa, é quesito fundamental para quem lidera, e pretende obter os melhores resultados.

Saber motivar é, sem dúvida, o traço mais marcante de uma boa liderança. E provocar o ânimo de um colaborador, significa, entre outras ações, investir esforços para o seu aprendizado e capacitação (cursos), premiações ligadas ao bom desempenho, habilidade para apresentar o trabalho de uma forma envolvente e atraente. Tudo isso, gera motivação para produzir e criar mais!

Ative sua motivação

Ter a capacidade de se automotivar, também soma pontos importantes para executar, com mais prazer, as funções exigidas no ambiente de trabalho. Estimular esta força interior, aumenta a vontade de conquistar os resultados esperados. A força de vontade é, definitivamente, o “trampolim” para alcançar o sucesso profissional. Sem este entusiasmo, nada se cria ou evolui.

E a forma infalível de fazer isso, é andar de mãos dadas com o que nos identifica. Você gosta do que faz? A sua profissão te realiza? Questões como estas, trazem respostas que nos convidam a repensar e escolher novas formas de lidar, positivamente, com os desafios da empresa ou (por que não?) escolher novos caminhos. Novas maneiras de ativar o próprio potencial e, assim, conquistar mais motivação.

Afinal, como disse Tim Cook (CEO da Apple), “o trabalho assume um novo significado, quando você sente que está seguindo na direção certa. Caso contrário, é apenas um trabalho. Seus valores importam e eles têm que ser seu guia”. Inspire-se. Motive-se!

Ricardo Lopes, Coach Executivo e de Liderança. Com sólida experiência na área de Coaching, assessora profissionais que desejam aprimorar e desenvolver suas competências de liderança, capacitando-os para alcançarem suas metas pessoais e profissionais. Atua com foco no autoconhecimento, desempenho positivo dos negócios e produtividade. O especialista também realiza palestras nas áreas de liderança e carreira. Formado em administração de empresas, liderou, por 15 anos, equipes de alto desempenho em vendas. Membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa