fbpx

Minta pra mim!

Dicas de sucesso, segredos só agora revelados... Mesmo sabendo que não é verdade, nos sentimos mais confortáveis com uma visão de futuro onde teremos os benefícios que queremos, sem os sacrifícios necessários obtê-los.

Olá!

Que bom ter sua companhia e, antes de tudo, obrigado por acompanhar meus artigos.

Esta semana passei boa parte do meu tempo monitorando propagandas, chamadas, posts e demais meios desta nossa comunicação moderna e fiquei impressionado com o volume de coisas que é apresentado na forma de dicas de sucesso, produtos maravilhosos, segredos somente agora revelados e demais sandices visando capturar algo de valor.

Este “algo de valor” pode ser seu rico dinheirinho, mas também pode, e na maioria das vezes o é, uma forma de capturar algo muito mais valioso que este dinheiro. Seus dados de identificação, notadamente seu endereço de e-mail e seu comportamento na forma dos pontos de interesse que você executa:

  • Sites que visita;
  • Produtos que pesquisa;
  • Programas que assiste na TV ou via internet;
  • Locais que visita;
  • Locais físicos que visita.

Um verdadeiro vale tudo por sua audiência e pela possibilidade de manter contato com você para que no futuro, possam mais e mais oferecer coisas que você nem sabe que precisa, mas que depois de conhecer, entram para sua lista de desejos.

Pelo lado dos vendedores, acredito que isto faz parte do jogo e não vamos punir o jogador por conta disso. Quero chamar você a refletir por que nós, seres conscientes e evoluídos, ainda caímos neste canto de sereia?

O fato é que na verdade, mesmo sabendo que não é verdade, nos sentimos muito mais confortáveis com uma visão de futuro onde teremos os benefícios que tanto queremos, sem os sacrifícios necessários para chegar lá.

Pessoalmente, sou um cara grande com 1,85 m de altura e mais de 100 kg. Obviamente estou acima do peso e não, não tenho orgulho disso. Apesar de ter feito um acordo comigo mesmo e conviver com meu peso.

Em minha rotina de trabalho, por vezes ouço os programas da Rádio CBN de São Paulo onde um dos apresentadores, se não me engano é o Márcio Atalla, responde perguntas sobre saúde e bem-estar. Na maioria das vezes as perguntas são de pessoas que não conseguem emagrecer e o pobre do apresentador sempre responde a mesma coisa: Alimentação saudável, nada de bebida e praticar exercícios físicos. Ele fala a verdade que todos conhecem, mas não querem ouvir.

Aí, vindo do nada, aparece um novo Guru que oferece a “dieta do mandacaru” onde você passa a tomar todos os dias um copo de baba de mandacaru e emagrece 20 quilos em um mês.

Buuumm!

As vendas estouram, o livro vira beste seller, o autor está nos programas de fofocas e logo, logo está montando uma rede de franquias. Todos sabem que não funciona, mas acreditam na possibilidade e seguem em frente.

Voltando para o mundo corporativo, existem milhares, quiçá milhões de e-books, sites, vídeos e blogs que oferecem atalhos para o sucesso com fórmulas mirabolantes e técnicas infalíveis. Todos prometem crescimento vertiginoso, domínio do mercado, aumento de vendas e lucros, mas e sempre existe um “mas”, falam do esforço necessário para isto como uma nota de rodapé. Isto quando o fazem.

Desafio você meu querido leitor a apresentar um caso de oferta de metodologia, marketing, ou curso de preparação que tenha como chamada algo parecido com:

  • Você fará este curso e ele te dará somente a base;
  • Para ter sucesso, você precisará dedicar muitas e muitas horas, errando e aperfeiçoando sua técnica;
  • Poucos são aqueles que terão sucesso;
  • Não existe milagre, o que existe é trabalho duro.

Você não encontrará, pois talvez, nem mesmo eu faria um curso destes. Ele não é atrativo, não cria uma visão de futuro possível, não me atrai nem tampouco me seduz.

Sedução é a palavra chave. A mentira, o exagero, a generalização e a omissão são ferramentas básicas de sedução e o ponto de reflexão neste momento é que não se pode seduzir alguém que não esteja pré-disposto a isto. Em outras palavras, como dizia meu velho pai:

“não se pode enganar um homem honesto”

Quando estamos cientes da não existência de atalhos, da importância do esforço para conseguir resultados, que a ética está acima dos ganhos rápidos e principalmente do valor das informações e do nosso rico dinheirinho, não permitimos que este processo de sedução siga adiante.

Acredito que agora, você não deve estar confortável com a leitura deste texto. Ele não lhe prometeu nenhuma dica milagrosa, nenhum resultado mirabolante, nenhum atalho para ganhar milhões. Ele, assim como seu humilde escritor está somente falando a verdade. A mais pura e dura verdade. As cinco coisas que farão de você uma pessoa bem sucedida, são as mesmas de milhares de anos atrás:

  • Foco;
  • Fé;
  • Competência;
  • Qualidade;
  • Trabalho.

E isto não é mentira!

Edson Carli Author
Edson Carli é Economista com pós-graduação em Gestão de Marketing e Finanças Internacionais. Especialização em Teologia e Antropologia. Iniciou a carreira no segmento de tecnologia desde operador até CIO. Após dez anos, entrou para o mercado de consultoria onde foi diretor de grandes empresas do setor como: IBM, KPMG e Neoris do Brasil (grupo CEMEX). Na última década dedicou-se ao negócio próprio de Gestão de Talentos onde especializou-se em Gestão de Carreiras e hoje é considerado um dos principais nomes no segmento de orientação profissional com milhares de clientes em sete países. Em 2005 desenvolveu a teoria CARMA – Career And Relationship Management que deu origem a três livros: ‘Autogestão de carreira – Você no comando da sua vida’ (presente na lista dos mais vendidos categoria negócios pela Publish News), ‘Coaching de Carreira – Construindo profissionais de sucesso’ e ‘CARMA – Career And Relationship Management’
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa