fbpx

Minha identidade, por mim mesmo

A maneira como se veste, como se comporta e como se expressa, diz ao outro quem você é. Já parou para pensar se o outro te vê como você se vê? Você expressa realmente aquilo que você é? Sabe quem realmente é você?

Olá querido leitor, não é por acaso que você chegou a este artigo. Se você busca segurança e sucesso profissional ou pessoal, saiba que quero compartilhar com você toda minha experiência de realizações. Permita-me que me apresente. Sou Renata Carvalho, Coach e Jornalista. Sempre fui uma sonhadora, como toda pisciana, e meus sonhos sempre se tornaram realidade. Pelo menos aqueles que me propus a realizar. Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade como secretária de um consultório dentário. Meus pais não me obrigavam a trabalhar nesta idade, mas como eu buscava minha independência comecei cedo.

Na adolescência eu sonhava em ser artista. Fui modelo de passarela, cantora e atriz. Eu levava isso como uma diversão. Nada muito sério. Eu adorava. Mas nem por isso abandonei o trabalho.

Quando me aproximava dos 17 anos entrei naquela complicada fase de ter de escolher uma faculdade. Eu não sabia muito bem o que queria. Pensei em artes cênicas ou jornalismo, mas não tive o apoio de meus pais. Prestei vestibular para áreas de exatas e humanas. E foi pelo impulso financeiro, ou o retorno dele, que iniciei meu curso de Administração de Empresas. A faculdade me possibilitou um emprego melhor, em um dos maiores escritórios de contabilidade da minha cidade. Dois anos se passaram e eu sentia falta de algo. Sentia que havia deixado meu sonho para trás. Uma longa conversa comigo mesma possibilitou-me a compreensão de que eu precisava voltar a sonhar e agir em favor deste sonho. E com 21 anos deixei a Administração para cursar Comunicação Social.

Eis que começa uma nova e decisiva fase da minha vida. Durante o curso me destacava nos testes de apresentação de telejornal. Porém meu sotaque interiorano poderia me atrapalhar no futuro. Comecei então um grande laboratório de exploração, além de procurar uma fonoaudióloga. Também lia muitos livros e perguntava bastante. Eu queria ser a melhor naquilo que fazia. Mas eu ainda tinha um outro obstáculo: o trabalho em período integral. Eu precisava estagiar na área. Foi aí que comecei a praticar o Coaching, sem saber que aquilo era Coaching.

Coloquei meu foco no positivo, tracei estratégias, acreditei no meu potencial sem duvidar um minuto de que eu conseguiria, e parti para a ação. Os resultados foram surpreendentes. Consegui um estágio remunerado em uma TV local e pude sair da contabilidade. Na sequência recebi um convite para ser apresentadora. Eu ainda estava no segundo ano do curso. E pude também fazer um documentário maravilhoso. No terceiro ano me inscrevi no concurso “Novos Talentos” da TV Bandeirantes de São Paulo na categoria “Apresentador de Telejornal”. Apesar da fila enorme de candidatos algo me dizia que aquilo era meu. Passei por três eliminatórias e na final fui considerada a “Melhor apresentadora de telejornal do Brasil”. O título me garantiu a vaga de apresentadora da TV Record em Ribeirão Preto. E eu ainda nem havia me formado.

Minha dedicação, persistência e crença em mim mesma me levaram a atingir minha meta. Passei a ser exemplo na faculdade. E levei minha experiência a diversos alunos através de palestras. De 2003 até hoje passei por vários setores do jornalismo, entre eles o rádio e a assessoria de imprensa. Atualmente sou repórter e apresentadora de uma filiada da Band, trabalho que me possibilitou entender e conhecer de perto o meio em que vivemos e o quanto as pessoas deixaram de acreditar nelas próprias.

O Coaching veio para somar. O processo em harmonia com a imagem e comunicação pode provocar resultados surpreendentes. A maneira como me visto, como me comporto e como me expresso diz ao outro quem eu sou. Já parou para pensar se o outro te vê como você se vê? Você expressa realmente aquilo que você é? Gostaria de ser compreendido tal qual como se compreende? Aliás, você se compreende? Sabe quem realmente é você?

Estas são perguntas que me fiz durante algum tempo até chegar à minha essência. Juntos, eu e você, podemos explorar um pouco mais da sua personalidade para que tenha segurança e sucesso na sua vida. Comunicação não é exatamente o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito. Uma comunicação mal feita pode retardar ou até mesmo anular um futuro brilhante.

Pense nisso! Conheça-se através de um aprendizado contínuo. Permita-se. Ouse ir além. O sucesso pode estar justamente naquele lugar que te amedronta. Mas que é claramente possível de ser explorado.

O que desejo com esta coluna é potencializar você e fazê-lo acreditar em um potencial maravilhoso que existe em seu interior. Uma força tamanha capaz de materializar seus desejos, seus sonhos e seus objetivos. Faça da sua imagem o seu cartão de visita e, da sua comunicação, a sua identidade.

Grande abraço,

Renata Carvalho

Renata Carvalho tem mais de 11 anos de experiência profissional em Imagem e Comunicação. É jornalista, repórter e apresentadora de TV com especialização em Linguagens Midiáticas. Carrega no currículo importantes coberturas televisivas como a Copa do Mundo 2014 e o evento Miss Brasil 2014. Também é Coach (Instituto Brasileiro de Coaching), Treinadora Comportamental (Instituto de Formação de Treinadores) e líder Master Mind (Master Mind Brasil). É Analista Comportamental, Analista 360 (IBC) e licenciada a aplicar o Software Coaching Assessment. Certificada internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa