fbpx

METODOLOGIAS – A magia das transformações

Ao considerarmos a metodologia, como o caminho para a realização de alguma coisa, podemos dizer que ela é também o processo necessário para se alcançar um objetivo, atingir uma meta ou realizar um sonho!

Ao considerarmos a metodologia (derivada do latim “methodus”), como o caminho para a realização de alguma coisa, podemos dizer que a metodologia é também, o processo necessário para se atingir determinado fim ou se chegar ao conhecimento pleno. É também considerada, como o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

Diante disso, estamos invariavelmente inundados por um mar de métodos e sistemas geradores de aprendizagem e não nos damos conta.

Se observarmos um pouco melhor, vamos notar que só somos seres humanos civilizados e vivemos em sociedade por causa dos métodos e processos aplicados durante a nossa evolução que nos ajudaram a evoluir e a discernir sobre o que foi convencionado como certo ou errado, e como realizamos as coisas, como fritar um ovo, fazer um churrasco, como andar de bicicleta, jogar tênis ou dirigir um carro.

Para tudo o que realizamos há um jeito de se fazer e é o jeito certo até surgir uma nova forma de se fazer melhor ou mais rapidamente o que pretende fazer.

Para um processo educacional dentro da metodologia de ensino, por exemplo, há vários métodos consagrados. Os mais conhecidos e utilizados no Brasil são o método tradicional ou conteudista, o construtivismo de Piaget, Sociointeracionismo de Vygotsky e o método Montessoriano de Maria Montessori.

Em nosso contexto, e há 33 anos desenvolvendo pessoas por meio do aprimoramento da comunicação pela prática e adaptação, fomos criando ou melhor, descobrindo fórmulas simples e que geravam as mudanças esperadas. Descobrimos diante disso, a partir do convívio com milhares e milhares de alunos dos nossos cursos – algo em torno de 90 mil, o método denominado “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal” que foi e é um sucesso, foi editado e lançado pela Editora Gente, teve milhares de exemplares vendidos e em uma nova reformulação e atualização, foi o 1º livro publicado pela nossa editora, a Editora Passadori.

Importante além disso, dizer que esse método citado, trata de todas as nuances do processo da Comunicação Verbal, que incluem a:

  1. Dimensão Intrapessoal;
  2. Dimensão Interpessoal;
  3. Dimensão Vocal;
  4. Dimensão Corporal;
  5. Dimensão Técnica;
  6. Dimensão Espiritual.

Elementos nas quais, considerados de suma importância frente ao sistema exclusivo essencial para muitos executivos e profissionais aprenderem e aprimorarem a sua habilidade de comunicação.

Como tudo também evolui, descobrimos uma outra metodologia denominada F.A.L.A.R., na verdade, um acróstico que significa, Finalidade, Análise, Lapidação, Avaliação e Resultado que acabou se transformando em uma tese de mestrado que fiz na FCU – Florida Christian University, focado no desenvolvimento da habilidade de comunicação para jovens de ensino médio. É bem provável que você conheça e domine vários procedimentos, alguns até sem saber. Alguns muito comuns e famosos como o: SWOT, SCHAMPER, DSOP, Estado Atual – Estado Desejado, Pragmatismo, Maiêutica, SMART, Ponte do Futuro, entre outros.

Uma preciosidade, conforme já disseram que oferece simplicidade e efetividade como todos os bons processos devem ser. Método é o caminho, é a direção. São os passos para se alcançar um objetivo, atingir uma meta ou realizar um sonho.

Sugiro que reflita um pouco sobre quais utiliza e os que criativamente ou intuitivamente desenvolve ao longo da sua vida.

Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa